Política

Emanuel prorroga intervenção para definir contrato com CAB Cuiabá

Foto: Andréa Lobo/CMT

O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) prorrogou para até a próxima quinta-feira (25) o período de intervenção da Prefeitura da Capital na Cab Cuiabá. 

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial de Contas que circula nesta segunda-feira (22), a extensão do prazo será até o dia em que o prefeito irá dar um parecer quanto ao pedido de prorrogação do prazo para fechamento do acordo com a da consultora RK Partners, que assumiu o comando do grupo composto pela CAB Ambiental e Galvão Engenharia.

Na última semana, a empresa entregou à Prefeitura planos de investimento, apontando garantias financeiras e capacidade operacional do grupo em Cuiabá.

“Art. 1º Fica prorrogada a intervenção do Poder Concedente na CAB Cuiabá S.A. – Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto, nos termos da cláusula 2.2. do 2º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão para Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, até o dia 25 de maio de 2017, data em que será publicada a decisão do Poder Executivo Municipal sobre o pedido de prorrogação do prazo para fechamento do acordo”, diz trecho da publicação.

Além da Procuradoria, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) também recebeu cópia da documentação com prazo de cinco dias úteis para emissão de parecer.

Hoje, a administração dos serviços de saneamento em Cuiabá é feita diretamente pela CAB Cuiabá, ainda sob regime de intervenção pela prefeitura que teve início no primeiro semestre de 2016.

Acordo no passado

Em novembro do ano passado, quando encerrou o primeiro prazo de 120 dias de intervenção, o então prefeito Mauro Mendes (PSB) anunciou a prorrogação da medida e um novo acordo com a CAB Ambiental para manutenção do contrato de serviços.

O acordo passa pelo investimento de R$ 1,2 bilhão em serviços de água e esgoto num prazo de quatro anos. Como garantia, o grupo deveria apresentar um plano de ações e lastro financeiro para os investimentos. Para isso, houve mudança a distribuição de ações do grupo, passando mais de 50% dos direitos para a consultora RK Partners, e a CAB Ambiental e a Galvão Engenharia ficaram com as maiores fatias dos outros 50%, no qual também existe a participação de bancos.

O prazo para apresentação do plano de ações vence no próximo dia 30 e caso haja avaliação negativa sobre a proposta, será anunciada a caducidade em caráter imediato do contrato.

Nessa opção, a prefeitura deverá assumir os serviços ou abrir uma nova licitação de concessão de serviços.

Leia mais:

Parecer sobre contrato da CAB deve ser divulgado na próxima semana

CAB Ambiental, o fiasco da concessão do saneamento

Prefeitura cria comissão para analisar contratos de saneamento e iluminação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões