O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) decidiu não participar da reunião da próxima segunda-feira (12) com o governador Mauro Mendes (DEM) no Palácio Paiaguás. A iniciativa para a tentativa de uma trégua na troca de acusações que ambos vem fazendo nas últimas semanas é do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), que é filho do prefeito.
Quem irá representar o prefeito na reunião é o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, e parte da equipe técnica do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. Ainda não se sabe como a recusa vai repercutir na equipe de Mendes.
De acordo com a informação do Palácio Paiaguás, o objetivo da reunião é para discutir assuntos técnicos relacionados à saúde pública de Cuiabá e o combate ao novo coronavírus. Essa será a primeira vez que os dois se encontrarão após trocas de acusações nos últimos dias. Mendes chegou a falar que Emanuel seria um "malandro de carteirinha".
Já Emanuel Pinheiro disse que o governador tem deixados as prefeituras a deriva e decidiu marcar uma reunião com mais 120 prefeitos para discutir ações sem a presença do Estado.
Entrevista na CNN Brasil
Nesta sexta-feira (12) o governador Mauro Mendes (DEM) voltou a criticar o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) por conta da reabertura do comércio na Capital. "Neste momento o prefeito da Capital cometeu, a meu ver, alguns equívocos, quando tínhamos um único caso, ele mandou fechar comercio, houve precipitação. agora ele quer voltar tudo. Temos UTIS chegando 70% ocupação. Existe equívoco gigante", disse.
Mendes também afirmou que sua gestão tem passado algumas orientações, e que alguns prefeitos não estariam seguindo, "especificamente Capital".
Mauro Mendes ainda lembrou que o Ministério Público tem recomendado a não reabertura do comércio. "Talvez por este equivoco que alguns poucos cometeram, por pressão setor produtivo, de pessoas. Porque ficar trancado em casa é muito ruim. Causa estresse pessoas. Atividades econômicas precisam voltar, se não causa dano gigantesco a economia".
Nota da prefeitura
"O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou que a equipe técnica da Saúde, Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavirus, o secretário municipal de saúde, Luiz Antonio Pôssas, participem de reunião com o Governo do Estado na próxima segunda-feira, 15.
Pinheiro reforça que não irá medir esforços por Cuiabá, pela pessoas, mas não estará presente ao encontro. “Jamais deixarei de honrar meu compromisso com minha gente, mas entendo que eu não poderei me reunir com um gestor que me atacou gratuitamente, que me rotulou de “malandro de carteirinha”. Eu reforço meu esforço e dedicação para preservar a vida e a saúde das pessoas e todas as diretivas desse encontro serão seguidas. Sempre colocamos que o nosso enfrentamento sempre foi à COVID19”.