Os candidatos a Prefeitura de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) da coligação 'Um Novo Prefeito, Para Uma Nova Cuiabá' e Wilson Santos (PSDB) da coligação 'Dante de Oliveira', estão na disputa pelo segundo turno. Nesse primeiro turno, Emanuel recebeu 34,15% dos votos válidos e Wilson 28,40%.
O Procurador Mauro (Psol), que nas pesquisas chegou a liderar e ocupar o segundo lugar para disputa do 2° Turno, recebeu 24,85% dos votos e está fora do pleito. O ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva (PDT) ficou na quarta colocação com 8,12% (23.307). Serys Slhessarenko (PRB) veio em seguida com 3,22% (9.242) dos votos válidos. E em último ficou o historiador Renato Santtana (Rede) que obteve 1,27% (3.644).
Após a divulgação do resultado da apuração, Wilson santos disse que muitos não acreditavam e ridicularizaram."Eu me sinto pronto. Tive o privilégio de governar esta terra, tenho folha de serviços prestados, mãos limpas, sou ético e com certeza no segundo turno a população poderá ver quem tem as melhores propostas, os melhores parceiros", frisou.
Emanuel disse durante entrevista após o resultado que estava ‘feliz da vida’. "É a população dando resposta a baixaria. Eles fizeram um jogo rasteiro, o jogo da mediocridade. E eu fiz quase 100 mil votos", alfinetou o candidato. O peemedebista agradeceu os apoios recebidos e avisou que a sua aliança prioritária é com a população cuiabana.
O segundo turno das eleições será disputado no dia 30 de outubro e os eleitores deverão escolher entre os dois candidatos que foram mais votados no primeiro turno.