O prefeito Emanuel Pinheiro disse que irá cortar mais de 350 cargos de indicação política em modificações da estrutura do Executivo via a minirreforma. O número representa cerca de 30% do total de 1132 contratados lotados em funções ou cargos de confiança do gestor.
“É uma quantia que já herdei assim [da gestão de Mauro Mendes] e eu vou cortar próximo a 30% desse total, passando para mais ou menos 770 comissionados em funções ou cargos de confiança. Hoje são 1132 e ou cortar 359. Vou fazer um enxugamento e uma melhor distribuição dos cargos de confiança”.
A minirreforma deverá ser enviada esta semana para a Câmara dos Vereadores, após dois meses de anúncio pelo prefeito de estudos para redução da máquina para a reta final de mandato.
O prefeito planeja ainda extinguir duas secretarias e desmembrar outra. A SEC 300 (Secretaria dos 300 Anos de Cuiabá) dará lugar à Secretaria da Mulher; a Secretaria de Serviços Urbanos terá suas funções acomodadas pela Secretaria de Obras e Secretaria de Turismo e Esporte passará a ser duas.
“Vou extinguir a SEC 300 para criar a secretaria Municipal da Mulher, assim com vou extinguir também a Secretaria de Serviços Urbanos. A parte de limpeza vai para uma empresa pública de serviços urbanos, que será ligada a secretaria de Obras. Vou desvincular o Turismo do Esporte e Cultura para criar também a secretaria de Turismo. Então, vou extinguir duas secretarias e vou criar duas”.
O prefeito fez a declaração durante evento de reinauguração do Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão) na última sexta-feira (26). Pinheiro estima uma redução de gastos da prefeitura em R$ 900 mil, em 2020, com as modificações. “Vou promover uma economia na folha de pagamento de cerca de 1,5 a 2%, ou seja, R$ 900 mil por ano. Vamos fazer mais com menos”.