Política

Emanuel Pinheiro define primeiro escalão; servidora pública comanda Secretaria de Saúde

Foto Ahmad Jarrah

O prefeito eleito Emanuel Pinheiro (PSDB) anunciou no fim da manhã desta sexta-feira (29) outros cinco nomes que vão compor seu staff a partir do dia 1º de janeiro. O comando da Secretaria Municipal de Saúde a servidora pública estadual Elizeth Lúcia de Araújo. Com isso, são três pastas comandadas por mulheres em sua gestão.

"Por uma feliz coincidência as três pastas mais importantes da administração serão comandadas por mulheres. Já havia anunciado a professora Mabel Strobel e Singlair de Musis para as Secretarias de Educação e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, respectivamente", disse o prefeito eleito em postagem no facebook.

O coronel Sales, da reserva da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), comandará a Secretaria Municipal da Ordem Pública (SORP). Na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) será mantido o atual titular da pasta José Roberto Stopa. Na Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) será comandada por Jesus Lange Adrien Neto, conhecido como Zito Adrien.

Para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), Renato Anselmo. Deste último anuncio de indicações, Pinheiro diz que o nome "partiu de uma lista quíntupla que me foi apresentada pelo PRP (Partido Republicano Progressista), uma das legendas que somaram conosco nesta vitoriosa campanha, sob a liderança dos vereadores Lilo Pinheiro e Orivaldo da Farmácia".

Com o anuncio desta sexta-feira, o secretariado de Emanuel Pinheiro fica completo. Na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico ficará com o vereador, Vinicyus Correa Hugueney (PP), na Educação (SME), a professora Mabel Strobel Moreira da Silva.

Para a pasta de Habitação e Regularização Fundiária, foi escolhido o atual defensor público Geral do Estado, Djalma Sabo Mendes. A Procuradoria Geral do Município será comandada pelo advogado Nestor Fidélis, que fez parte da assessoria jurídica da campanha, e para Controladoria Geral do Município foi nomeado o advogado Marcus Antônio de Souza Brito.

PERFIL

Elizeth Lúcia de Araújo, a futura secretaria da Saúde do Município é uma escolha pessoal de Emanuel.  Ela colaborou na elaboração do Plano de Governo e integrou a equipe de transição de governo. Tem formação em Assistência Social com especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde e em Atenção Psicossocial. Já atuou na Funasa, na Saúde Indígena, foi secretária de Saúde do município de Juína e no Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Já o coronel Sales tem uma vasta folha de serviços prestados à PMMT atuando como comandante em diversos batalhões e criador do Gefron (Grupo Especial de Fronteira), Comandante Geral da PM e secretário adjunto de Segurança Pública de MT. Ele é filiado ao PSC, sigla que somou conosco na campanha, cristão, preparado, experiente e profundo conhecedor da área de atuação. Sua indicação teve o aval do Conselho Político da Comadmat (Convenção Estadual dos Ministros das Igrejas Assembleia de Deus do Estado de Mato Grosso).

José Roberto Stopa, o único nome do secretariado de Mauro Mendes (PSB), mantido por Pinheiro é presidente do Partido Verde, partido de base de apoio de Pinheiro.

Renato Anselmo, o novo secretario da Secretaria de Cultura é suplente de vereador e tem graduação em Administração de Empresas e é graduando em Direito.

Na Secretaria Municipal de Planejamento, Zito Adrien, foi vereador em quatro legislaturas, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso, presidente da Metamat, diretor da antiga Sanemat, presidente da extinta Sanecap, secretário municipal de Habitação e ainda tem uma vasta atuação nas entidades vinculadas ao setor comercial e formação como arquiteto e urbanista.

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões