O prefeito Emanuel Pinheiro garantiu que 50% da frota dos ônibus de Cuiabá serão climatizadas, monitoradas por câmeras de segurança e contarão com WiFi. A afirmação foi feita pelo emedebista na última segunda-feira (23), ao assinar um novo contrato com as empresas.
Destacada pelo chefe do executivo municipal como um “feito histórico”, ele aponta que há 20 anos não era realizada uma licitação no setor de transportes públicos. As empresas tem 180 dias para se adaptar as novas exigências do edital.
Segundo Pinheiro, dentre as exigências, metade da frota tem que ter idade medida de 4 a 5 anos de uso. “Passei adequar ao novo edital, e isso significa o que? A partir daí já começar com 50% da frota que tem que ser ônibus com idade mais novos, com ar-condionado. Todos tem que ter esse período, câmeras de vídeos, três externas e uma externa. Todos tem que ter WiFi e sucessivamente foram essas melhoras que temos que começar”, garante.
O emedebista ainda aponta as adequações que precisou fazer para atender aos novos ônibus, como corredor exclusivo para transporte público, otimizar os pontos, que foram reformados em contêineres climatizados. Ele também garante que a tarifa ainda não será reajustada.
“É um contrato para daqui 20 anos, quer dizer, vai perdurar e dar certo até 2039, para ser prorrogado até 2043. Existia um planejamento da minha campanha, que prometi fazer a licitação. Foi se consolidando a mudança no sistema”, afirma.
As empresas Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA; Viação Paraense LTDA e Pantanal Transporte Rodoviário; e Serviço de Locação Eireli terão 180 dias para se adaptar às novas exigências e só poderão fazer reajuste na tarifa em 2021, quando já terão 6 meses de atuação no Município.