A Fórmula 1 chegou a Sochi para o primeiro GP da história da Rússia, mas a mente dos pilotos ainda segue em Suzuka, no Japão, que no último domingo foi palco do gravíssimo acidente de Jules Bianchi, que encontra-se em estado crítico desde então. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, os competidores se mostraram abatidos e se emocionaram ao falar sobre a dura missão de prosseguir com a disputa enquanto o francês de 25 anos permanece internado no Centro Médico Geral de Mie, em Yokkaichi. O brasileiro Felipe Massa classificou a etapa anterior como "a pior corrida" de sua vida.
– Foi a pior corrida da minha vida. Foi uma corrida muito ruim, pior do que a do meu acidente na Hungria, em 2009, porque não me lembro. É tão difícil estar pensando em Bianchi a todo momento. É um fim de semana muito duro. Vamos tentar correr e fazer o melhor que pudermos para ele e para sua família – emocionou-se Massa, que estabeleceu relação de amizade com Bianchi durante sua passagem pela Ferrari. O francês de 25 anos é integrante do programa de jovens pilotos da escuderia italiana desde 2009.
Também integrante de uma geração de pilotos que conviveu com poucos acidentes graves nas pistas da Fórmula 1, graças à revolução na segurança iniciada após a morte de Ayrton Senna, em 1994, Fernando Alonso ressaltou a dificuldade emocional que dará o tom da corrida deste fim de semana. O titular da Ferrari afirmou que os pilotos vão correr por Bianchi e disse que está orando pela recuperação do francês.
– Agora estamos aqui, para mais um duro fim de semana. Emocionalmente é muito difícil. Estamos prontos para correr, para correr para ele. Nós vamos ser tão profissionais quanto pudermos, mas a minha mente está com ele neste momento. Eu estou orando por ele – afirmou o espanhol.
Adrian Sutil, que bateu no mesmo lugar de Bianchi, uma volta antes, era um dos mais abalados e não conseguiu segurar as lágrimas ao falar sobre o colega. O acidente de Bianchi foi agravado pelo fato de o francês ter se chocado violentamente contra o guindaste que fazia a remoção do carro do alemão.
– Foi chocante para mim e para todos nós. Temos que orar, isso é tudo que podemos fazer. Estamos esperando um notícia melhor. Agora estamos em Sochi, com uma nuvem cinza sobre nós. Vamos tentar ser profissionais e nos concentrarmos na corrida. Será bom para nos livrarmos um pouco deste estado de espírito, mas mesmo assim todos continuarão abalados. Meus pensamentos estão com Bianchi – disse o alemão da Sauber.
Em Sochi, a Marussia monta dois carros para a corrida, mesmo sem poder contar com o piloto francês. Até como forma de homenagear o piloto, único a marcar pontos na história da equipe, o nome de Jules Bianchi aparece no topo de um dos lados da garagem do time. O piloto poderá ser substituído pelo americano Alexander Rossi, de 23 anos, um dos reservas do time. A definição oficial será anunciada nesta sexta-feira.
Fique ligado nos horários do GP da Rússia
Válida pela 16ª etapa da temporada, a corrida deste fim de semana marcará a estreia da Rússia no calendário da Fórmula 1. O palco será a cidade de Sochi, que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno no início deste ano. O circuito, inclusive, foi construído em meio ao parque olímpico que concentrou as competições de diversas modalidades esportivas.
Globo Esporte