A sessão foi marcada por discursos, nos quais os parlamentares cobraram maior eficiência nos serviços públicos, especialmente quando as obras de recuperação da malha viária, saúde e segurança.
A lei 9.870 foi debatida pelo deputado Wagner Ramos que defende a ampliação dos recursos à saúde. A lei instituiu que, dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações de saúde (Fonte 134), a Secretaria de Estado de Saúde repasse aos Fundos Municipais de Saúde o montante anual de até 10% divididos em 12 parcelas iguais e sucessivas. , O repasse, através do Fundo Estadual de Saúde, tem por objetivo o financiamento de ações e serviços públicos de saúde nos municípios especificamente de atenção primária e de média complexidade.
Dilmar Dal Bosco relembrou tragédia na boate Kiss onde 237 pessoas, na maioria jovens universitários, morreram num incêndio provocado por um sinalizador utilizado pela banda que tocava na noite e lamentou as mortes de três canhoneiros em Mato Grosso. A tragédia na boate Kiss completa um mês e ocorreu em Santa Maria, RS. Já as mortes dos três caminhoneiros ocorreram na noite de segunda-feira (25) na BR-163, a cerca de 35 quilômetros de Nova Mutum, no interior mato-grossense.
Ainda na sessão, Zé Domingos apresenta Moção de Aplauso em conjunto com Riva, Ademir Brunetto e Dilmar Dal Bosco para paróquia São Judas Tadeu e o Padre Valdivino Almeida, em Vera.
Dilmar Dal Bosco pediu providências quanto servidores da Sema (Secretaria de Meio Ambiente) que foram flagrados pescando em pleno período da piracema. O flagrante está em um vídeo já divulgado na imprensa e que teria sido gravado no mês passado.
O deputado Sebastião Rezende solicitou ao governo que envide esforços para a recuperação de estradas em Mato Grosso. O parlamentar é engenheiro civil por formação e afirma que é possível sim fazer reparos nas estradas, uma vez que não chove todo tempo. Segundo ele em visita ao município de Dom Aquino observou que as estradas estão “intrasitáveis”.
Na sessão de hoje o deputado Emanuel Pinheiro falou da geração de emprego pela chegada do Grupo Pão de Açucar em Cuiabá, com o Supermercado Assaí e enalteceu o grupo por escolher investir em Mato Grosso.
Fonte: TCE – MT