Cidades

Em reforma, Hospital Metropolitano suspende cirurgias bariátricas

Atendimentos voltados para pessoas que aguardam passar por cirurgia bariátrica estão suspensos, em Mato Grosso. Na semana passada, vários pacientes chegaram a se deslocar do interior do estado para acompanhamento ou avaliação necessários para realização do procedimento cirúrgico, mas foram surpreendidos com a informação de que não teriam o atendimento. A cirurgia bariátrica, conhecia popularmente como redução do estômago, é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a espera pode chegar a até dois anos.

No Estado, o procedimento cirúrgico é feito somente no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Referência neste tipo de assistência, a unidade hospitalar atende pacientes de todo estado, como Primavera do Leste, Comodoro, Jaciara, Rondonópolis e São José do Xingu. Entre as usuárias do SUS que aguardam pelo procedimento está a paciente Aline Costa. “São quatro anos de espera até chegar aqui. Somente no fim do ano passado que me chamaram e, fim do mês passado, me chamaram para operar, me pediram para fazer o exame do risco cirúrgico e como aqui não estava fazendo paguei para fazer na rede particular. Agora, chegou aqui simplesmente me dizem que não tem data para operar por que o hospital está em reforma”, lamentou.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) informou que as cirurgias bariátricas previstas para o mês de novembro, no Hospital Regional Metropolitano, em Várzea Grande, estão sendo remarcadas devido à readequação estrutural pela qual a unidade de saúde está passando. “Os reparos visam ao cumprimento dos requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde para a habilitação do hospital como referência na realização dos procedimentos cirúrgicos”, frisou.

Ainda, segundo a Ses, a fim de não prejudicar os pacientes que já aguardam pelas cirurgias, o hospital realizou, entre os dias 14 e 18 de outubro, um mutirão de procedimentos agendados para o mês ainda vigente. “Após o término da obra, que está previsto para ocorrer em 40 dias, a Ses-MT realizará outro mutirão para saldar as cirurgias que estavam agendadas para novembro”, garantiu.

Atualmente, 111 pacientes de todo o estado estão regulados para o procedimento bariátrico. Desses, apenas cinco estão aprovados pelo Sistema Nacional de Regulação para realizar a cirurgia no Hospital Metropolitano, que realiza a cirurgia bariátrica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. “Com o objetivo de diminuir substancialmente a fila de espera pela cirurgia bariátrica, a equipe da Ses estuda a possibilidade de ampliar a realização do procedimento para outra unidade de saúde do estado. O projeto ainda está sendo desenvolvido na secretaria”, destacou.

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade ou com outras doenças paralelas, como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia. Para fazer o procedimento, os médicos avaliam quatro critérios como idade, índice de massa corporal, outras doenças associadas e o tempo de doença. Reklama: CBD aliejus, Kanap4s ir Kanabidiolis H Drop Lietuva svetainėje

A cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes que apresentam grau de obesidade elevado. Mas, antes do procedimento, todo paciente precisa ser avaliado individualmente, devendo ser submetido a uma avaliação clínico-laboratorial. Na maioria, a cirurgia bariátrica, além de levar a perda de peso, traz benefícios no tratamento de todas as outras doenças relacionadas à obesidade. É possível, por exemplo, uma melhora importante ou mesmo remissão do seu diabetes, do controle da pressão arterial, dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico e alívio das dores articulares.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.