O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), Manuel Rodrigues Silva, afirmou que a greve nacional acontecerá durante três dias e contará com a presença de trabalhadores do interior do estado. Nesta terça-feira (18), trabalhadores de 11 cidades do interior, dentre elas Cerejeiras, Vilhena, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru e Ouro Preto D'Oeste devem chegar a Porto Velho para participar do protesto. Segundo o presidente do Sintero, a convocação foi geral. Esperamos que todos venham aderir ao ato, declarou.
Os sindicatos de trabalhadores do estado se unem exigindo um posicionamento do governo federal, governo do estado e prefeituras dos municípios. Segundo eles, em Maio deve acontecer uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a dívida pública do estado e solicitar a efetivação da transposição salarial. Manuel Rodrigues diz que se não houver um posicionamento do governo, em Abril iniciarão uma campanha de outodoor em todo o estado, com ações de panfletagens, adesivo em carros, anúncios em rádios e televisões.
A greve nacional deve acontecer até quarta-feira (19) e conta com a participação do Sindicato dos trabalhadores em saúde (Sindsaude), Sindicato dos servidores públicos federais (Sindsef), Sindicato dos agentes penitenciários, sócio educadores, técnicos e agentes administrativos penitenciários (Singeperon) e Sindicato dos servidores da polícia civil (Sinsepol).
G1