Política

Em Mirassol D’Oeste não há santinhos nas ruas em dia de eleição neste domingo (19)

Neste domingo (19) teve início em Mirassol D’Oeste (296,7 km de Cuiabá) a eleição suplementar para a escolha do prefeito e vice e não houve registros de santinhos espalhados pelas ruas. A juíza da 18 ZE, Edna Ederli Coutinho acredita que a cidade limpa é resultado de acordo, firmado em outubro, entre os diretórios e comissões dos partidos políticos do município e o Juízo da 18 Zona Eleitoral, bem como um trabalho preventivo de conscientização.

O acordo elencou vários dispositivos legais – que se referem a propaganda mediante uso de alto-falante e amplificadores de som; comícios; propaganda em vias públicas; carreatas e passeatas; uso de fogos de artifícios; contratação de cabos eleitorais e propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, os quais devem ser observados pelos acordantes sob pena de multa de R$ 2 mil por descumprimento.

“Em outubro, durante a reunião que versava sobre o horário eleitoral aproveitamos para orientar os candidatos, coordenadores de campanha, entre outros, sobre as regras que devem ser observadas. Também foi nessa ocasião que fechamos o acordo. Além disso, ontem (véspera de eleição) o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto se reuniu com candidatos e representantes de coligações para reforçar as recomendações. Todo esse trabalho preventivo trouxe como resultado uma eleição limpa e tranquila”.

Além de respeitar as regras, os acordantes se comprometeram a entregar as sobras de campanha eleitoral na 18 Zona Eleitoral até às 19h do sábado (18/11). Isso também foi cumprido.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões