Neste domingo (19) teve início em Mirassol D’Oeste (296,7 km de Cuiabá) a eleição suplementar para a escolha do prefeito e vice e não houve registros de santinhos espalhados pelas ruas. A juíza da 18 ZE, Edna Ederli Coutinho acredita que a cidade limpa é resultado de acordo, firmado em outubro, entre os diretórios e comissões dos partidos políticos do município e o Juízo da 18 Zona Eleitoral, bem como um trabalho preventivo de conscientização.
O acordo elencou vários dispositivos legais – que se referem a propaganda mediante uso de alto-falante e amplificadores de som; comícios; propaganda em vias públicas; carreatas e passeatas; uso de fogos de artifícios; contratação de cabos eleitorais e propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, os quais devem ser observados pelos acordantes sob pena de multa de R$ 2 mil por descumprimento.
“Em outubro, durante a reunião que versava sobre o horário eleitoral aproveitamos para orientar os candidatos, coordenadores de campanha, entre outros, sobre as regras que devem ser observadas. Também foi nessa ocasião que fechamos o acordo. Além disso, ontem (véspera de eleição) o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto se reuniu com candidatos e representantes de coligações para reforçar as recomendações. Todo esse trabalho preventivo trouxe como resultado uma eleição limpa e tranquila”.
Além de respeitar as regras, os acordantes se comprometeram a entregar as sobras de campanha eleitoral na 18 Zona Eleitoral até às 19h do sábado (18/11). Isso também foi cumprido.