Política

Em mensagem a deputados, Pedro Taques prega independência dos poderes

Foto: Gcom MT

Na manhã desta segunda-feira (02), durante a abertura da primeira sessão da 18ª Legislatura, comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), o governador Pedro Taques (PDT) fez a leitura da primeira mensagem do Poder Executivo de 2015 e destacou a importância da independência do Poder Legislativo.

Com a presença de todo o secretariado, Taques declarou que o líder do governo deverá ser anunciado esta terça-feira (3). Com o “racha” dentro do próprio partido, após a eleição da Mesa Diretora, a possibilidade da escolha do deputado Zeca Viana (PDT) para a posição é quase totalmente descartada.

“Peço aos deputados que nos fiscalizem. Já determinei aos secretários que atendam a todos. Não há submissão. Há independência e harmonia entre os poderes. Precisamos da Assembleia Legislativa para fazer as políticas públicas”, afirmou o governador, ao citar os índices negativos das áreas essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública.

Além disso, a declaração do governador foi direcionada as criticas recebidas sobre a suposta interferência na decisão da chapa concorrente à Mesa Diretora, que colocou Guilherme Maluf na presidência e Ondanir Bortolini – Nininho (PR), na primeira secretaria.

“O Poder Legislativo tem que ser independente, não pode ser submisso ao Executivo. Aliás, as eleições colocaram cada um em seu lugar: quem exerce situação e quem exerce oposição, declarou Taques.

O governador também destacou que o Estado não passará momento fácil, e convocou a ajuda dos parlamentares, pois segundo ele com a ajuda da Assembleia o governo conseguirá superar as dificuldades e programar as reformas necessárias para o desenvolvimento do Estado. 

Nesse sentido, ele anunciou que o projeto de lei sobre a reforma administrativa será encaminhando ainda nesta semana para o crivo dos deputados.

Fundo Estadual de Transporte e Habitação

Outro debate que Taques pretende fomentar será sobre o Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab).

Além da reunião com todos os 141 nesta terça-feira (3), no Palácio Paiaguás, o gestor disse que irá criar uma comissão especial para formatar os trabalhos entorno dessa proposta.

Esta comissão deve ser composta por um grupo de deputados, e os secretários de Infraestrutura, Marcelo Duarte, de Planejamento, Marco Marrafon, e de Fazenda, Paulo Brustolin. Além do prefeito de Nortelândia (254 km de Cuiabá), Neurilan Fraga (PSD), presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Outras ações

Na leitura da mensagem, o governador também relembrou a retomada do Hospital Central – está paralisada há 30 anos, que já possui seu projeto em andamento. Assim como a finalização do Memorial Rondon.

Classificando como “o maior escândalo deste Estado”, Taques anunciou para o próximo dia 09 deste mês a realização de uma audiência pública para mostrar a real situação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), deixado pelo governo anterior de Silval Barbosa (PMDB).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões