Foto: Gcom MT
Na manhã desta segunda-feira (02), durante a abertura da primeira sessão da 18ª Legislatura, comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), o governador Pedro Taques (PDT) fez a leitura da primeira mensagem do Poder Executivo de 2015 e destacou a importância da independência do Poder Legislativo.
Com a presença de todo o secretariado, Taques declarou que o líder do governo deverá ser anunciado esta terça-feira (3). Com o “racha” dentro do próprio partido, após a eleição da Mesa Diretora, a possibilidade da escolha do deputado Zeca Viana (PDT) para a posição é quase totalmente descartada.
“Peço aos deputados que nos fiscalizem. Já determinei aos secretários que atendam a todos. Não há submissão. Há independência e harmonia entre os poderes. Precisamos da Assembleia Legislativa para fazer as políticas públicas”, afirmou o governador, ao citar os índices negativos das áreas essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública.
Além disso, a declaração do governador foi direcionada as criticas recebidas sobre a suposta interferência na decisão da chapa concorrente à Mesa Diretora, que colocou Guilherme Maluf na presidência e Ondanir Bortolini – Nininho (PR), na primeira secretaria.
“O Poder Legislativo tem que ser independente, não pode ser submisso ao Executivo. Aliás, as eleições colocaram cada um em seu lugar: quem exerce situação e quem exerce oposição, declarou Taques.
O governador também destacou que o Estado não passará momento fácil, e convocou a ajuda dos parlamentares, pois segundo ele com a ajuda da Assembleia o governo conseguirá superar as dificuldades e programar as reformas necessárias para o desenvolvimento do Estado.
Nesse sentido, ele anunciou que o projeto de lei sobre a reforma administrativa será encaminhando ainda nesta semana para o crivo dos deputados.
Fundo Estadual de Transporte e Habitação
Outro debate que Taques pretende fomentar será sobre o Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab).
Além da reunião com todos os 141 nesta terça-feira (3), no Palácio Paiaguás, o gestor disse que irá criar uma comissão especial para formatar os trabalhos entorno dessa proposta.
Esta comissão deve ser composta por um grupo de deputados, e os secretários de Infraestrutura, Marcelo Duarte, de Planejamento, Marco Marrafon, e de Fazenda, Paulo Brustolin. Além do prefeito de Nortelândia (254 km de Cuiabá), Neurilan Fraga (PSD), presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Outras ações
Na leitura da mensagem, o governador também relembrou a retomada do Hospital Central – está paralisada há 30 anos, que já possui seu projeto em andamento. Assim como a finalização do Memorial Rondon.
Classificando como “o maior escândalo deste Estado”, Taques anunciou para o próximo dia 09 deste mês a realização de uma audiência pública para mostrar a real situação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), deixado pelo governo anterior de Silval Barbosa (PMDB).