Mato Grosso foi o estado que mais gerou novos empregos com carteira assinada, proporcionalmente ao número de habitantes, em junho de 2023.
Com uma população de 3,6 milhões, foram criados 10,6 mil novos empregos com carteira assinada em um único mês.
A quantidade de novos postos de trabalho supera todos os estados da região Sul juntos, (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), os três maiores do Nordeste (Bahia, Pernambuco e Ceará) e fica atrás somente dos três estados mais populosos do país, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Essas informações foram coletadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e pelos dados populacionais do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Comparativo com outros estados
Com uma população de 44,4 milhões de habitantes, São Paulo gerou 36,4 mil novos empregos formais no mês de julho. Já Minas Gerais, que conta 20,5 milhões de habitantes, contratou 25,5 mil trabalhadores.
De acordo com o Observatório do Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), as proporções de vagas de emprego pela quantidade de habitantes dos estados são:
- 0,29% em Mato Grosso
- 0,12% em Minas Gerais
- 0,08% em São Paulo e no Rio de Janeiro