Cidades

Em greve, técnicos da UFMT realizam assembleia nesta terça

 
Ainda nesta semana, o Comando de Greve irá se reunir com a Reitoria e os profissionais farão um arrastão pela UFMT alertando sobre os motivos da greve. 
 
Na sexta passada, os profissionais decidiram paralisar 100% das atividades na Biblioteca da UFMT, na prefeitura do Campus, na Reitoria e Auditoria da instituição, no Ginásio de esportes e na Coordenação de Administração Escolar (CAE). 
 
Já no Zoológico e nas áreas de Segurança, Protocolo, Tecnologia da Informação, Biotério, e Hospital Veterinário estão sendo mantidos 30% dos trabalhos.
 
“Foram mais de cinquenta trabalhadores na reunião do comando de greve, isso demonstra o compromisso da categoria e é uma prova de credibilidade do sindicato que vai agir com muita dedicação durante a greve”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Leia de Souza Oliveira.
 
Reinvindicações
 
Segundo a coordenadora do Sintuf, Leia de Oliveira, entre as pautas de reivindicação está o piso salarial da categoria, hoje fixado em menos de dois salários mínimos. O valor é o menor de todos os cargos da esfera federal e os profissionais pedem um piso de ao menos três salários mínimos. 
 
Os trabalhadores pedem ainda a valorização da carreira. “É preciso repensar a estrutura dos cargos na Universidade. A estrutura é antiga, tem mais de 30 anos e precisa ser revista”, sustenta Leia Oliveira. 
 
Também consta na pauta de reivindicação, a revogação da lei que estipula pesos diferenciados para eleição de reitor, a racionalização de cargos, realização de concurso público para todos os cargos da UFMT, implementação de turnos contínuos com jornada de 30 horas sem redução salarial; a revogação da Lei que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com consequente concurso público nos Hospitais Universitários, a construção e reestruturação de creches nas universidades sem municipalização, entre outros pontos. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.