Na pauta de reivindicações do movimento estão a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar maus-tratos a animais e a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.376/2003, que regulamenta a esterilização gratuita de cães e gatos para controle sanitário e de natalidade, para impedir que o procedimento seja feito sem critério nos centros de zoonose.
Os ativistas também reivindicam a aprovação do PL 6.602/2013, que veta o uso de animais em testes de produtos cosméticos e de higiene, a proibição de animais em circos no país e o aumento da pena para maus-tratos e crueldade contra animais.
Segundo a coordenadora do acampamento, Carolina Mourão, essa é a primeira ação nacional conjunta dos ativistas e protetores dos animais. “Temos 11 projetos que são a prioridade da causa, entre eles o carro-chefe que é o PL 1.376/2003, que regulamenta a esterilização gratuita de cães e gatos em território nacional. Essa é a maior demanda do movimento. Temos esperança de que a pauta de votação seja destrancada para a causa animal,” disse.
A integrante da organização não governamental Santuário de Elefantes Brasil, Nelma Souza, disse que está na mobilização para pressionar pela proibição dos animais em circo. “Dez estados já proibiram o uso de animais em circo. Eles sofrem maus-tratos e são muito explorados”, disse.
As ativistas Catalina Melo e Gerlande Gomes de Oliveira, de Campina Grande, na Paraíba, contam que fazem trabalho de resgate e cuidado de animais que vão para abrigos. “Também trabalho em escolas fazendo palestras e levando essa temática de educação humanitária e bem-estar animal, mostrando que os animais têm sentimentos e direitos e merecem todo o respeito”, disse Catalina.
Na manhã desta terça-feira (18), está prevista a visita dos deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais ao acampamento dos ativistas.
Agência Brasil