A primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, distribuiu mais de 300 mil cobertores Programa Aconchego nos dois últimos anos. A ação teve como foco famílias em situação de vulnerabilidade social, entidades filantrópicas, igrejas, quilombolas, comunidades indígenas e também os 141 municípios.
Em sua primeira edição, em 2019, o programa "Aconchego" beneficiou cerca de 100 mil pessoas em todo Estado. Já em 2020, a meta foi dobrada, em razão da pandemia do novo coronavírus, que impactou no aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade. E por isso foram entregues 200 mil cobertores, garantindo conforto para a população mato-grossense nos períodos de frio.
“Embora tenhamos um clima tipicamente quente, as famílias que não têm condições financeiras sofrem nos dias de baixa temperatura. Escolhi uma manta de boa qualidade, com um material de qualidade, pois sabemos que o frio quando vem para Mato Grosso dói muito e grande parte das famílias carentes não têm condições de se aquecer. Compramos algo que vai ter uma durabilidade maior e pensamos com todo carinho nas pessoas mais carentes, que não têm condições de comprar um cobertor bom”, destacou a primeira-dama.
No aterro sanitário de Várzea Grande, a presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável, Cidinha Nascimento, destacou a dedicação da primeira-dama nas ações sociais. “Durante os 24 anos que tenho de vida no lixão nunca vi uma primeira-dama pisar aqui. Recebemos não só as doações, que muito nos ajudarão, como também o carinho e atenção da primeira-dama do Estado Virginia Mendes. Só temos a agradecer.
Prêmio Internacional
O Programa Aconchego foi o vencedor do Concurso de boas práticas sobre os grupos e em situação de vulnerabilidade no contexto da covid-19, na categoria “Povos Indígenas”. O premio internacional é organizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Mais de 23 mil cobertores foram distribuídos para comunidades indígenas, beneficiando as 43 etnias existentes no Estado somente neste ano.