Três sites foram criados para auxiliar o visitante a encontrar acomodações. Um deles é o Aluguel Cuiabá 2014. O site se propõe a promover a hospedagem alternativa e locação de imóveis no período do Mundial. Já o programa Cama e Café, versão brasileira do sistema bed and breakfast, estimula o viajante a se hospedar em casas de moradores locais. Na página, o visitante tem acesso às fotos dos anfitriões e residências cadastradas, e encontra detalhes de como fazer as reservas.
O Cama e Café mato-grossense abrange os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio do Leverger, Poconé e Nobres, todos nas proximidades da cidade-sede, num raio de até 130 quilômetros. Uma outra possibilidade para quem procura hospedagem no período da Copa é o próprio site da prefeitura, que traz uma lista dos campings na cidade e arredores. O site contará também com um link para um serviço on line comunitário (airbnb), onde são anunciadas acomodações para visitantes.
Aplicativo e Guia do Espectador
Para se orientar ainda melhor, o turista também conta com o "Cuiabá Cultural", aplicativo para smartphone desenvolvido pela prefeitura, e com o Guia do Espectador, cartilha criada para auxiliar o visitante. Informações essenciais sobre a cidade, programação cultural, endereços, lista de bares, restaurantes e hotéis, links para os programas de hospedagens alternativas, dicas de transporte e de como se chegar aos pontos turísticos, além de telefones úteis poderão ser encontradas nas duas ferramentas.
Desenvolvido para sistema operacional Android e IOS e com versões também em inglês e espanhol, o "Cuiabá Cultural" pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou Apple Store. O aplicativo também possui um link para a versão online do Guia do Espectador.
No endereço virtual (www.guiadoespectadorcuiaba.com.br), o visitante encontra desde dicas gastronômicas, turísticas e de saúde a informações gerais sobre os principais locais da cidade. Há também detalhes das belezas naturais do Pantanal e de locais próximos a Cuiabá, como Chapada dos Guimarães e Nobres.
A versão impressa do Guia do Espectador será distribuída gratuitamente em pontos estratégicos, como os Centros de Atendimento ao Turista, aeroporto, rodoviária, hotéis, hostels, bares e restaurantes.
Centros de Atendimento ao Turista
Os visitantes também vão contar com cinco Centros de Atendimento ao Turista (CATs), espalhados por pontos estratégicos, para sanar dúvidas e obter informações. Funcionários bilíngues estão dispostos em todos eles para auxiliar os turistas. O horário de funcionamento durante o período da Copa será das 8h às 22h (incluindo sábados, domingos e feriados), com exceção do CAT do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que vai funcionar 24h.
Confira o endereço e telefone e detalhes de cada um:
Praça Rachid Jaudy
A praça fica no Centro da capital mato-grossense. Tem com wi-fi disponível para visitantes.
Telefone: 0800 645 1225.
Rodoviária Cássio Veiga de Sá
O CAT é localizado nas dependências da própria rodoviária, situada no bairro Alvorada.
CAT Museu do Rio Hid Alfred Scaff
Localizado às margens do Rio Cuiabá, no bairro do Porto. Haverá wi-fi disponível para os turistas. Telefone: (65) 3617.1286.
Anexo ao Museu do Rio, funciona o Aquário Municipal de Cuiabá. O telefone é: (65) 3617.1286.
CAT Museu do Morro da Caixa d´Água
Situado na Rua Comandante Costa, sem número, Centro Sul
Telefone: (65) 8463.0968/ (65) 3023.227
Aeroporto Internacional Marechal Rondon
O CAT tem previsão de funcionar 24h durante o período da Copa do Mundo.
Portal da Copa