Cidades

Em assembleia, professores decidem pelo fim da greve na UFMT

Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT

A greve na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) chegará ao fim nesta sexta-feira (14). A decisão foi tomada durante assembleia geral entre os docentes da instituição, realizada na tarde desta quarta-feira (14), em Cuiabá.  Após mais de 140 dias de paralisação, a data de volta às aulas deve ser definida pelo Conselho Universitário nos próximos dias. O provável é que alunos da graduação dos quatro campi da universidade voltem para as salas de aula, na próxima segunda-feira (19).

Dos presentes na assembleia, 70 professores votaram a favor da saída unificada da greve, enquanto seis defenderam a permanência. A UFMT tem cerca de 20 mil alunos e 1,8 mil professores, sendo 1,7 mil concursados e 100 substitutos. A universidade tem campus em Cuiabá, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.

A greve foi deflagrada no dia 28 de maio. Dentre as inúmeras reivindicações, está o reajuste salarial em 27% e reestruturação da carreira. Porém, a proposta do Governo Federal foi de reajuste salarial de 10,3% dividido em dois anos – 5,3% em 2016 e 5% em 2017.

Segundo o presidente da Associação dos Docentes da UFMT, professor Reginaldo Silva Araújo, com a retomada das aulas, a previsão é que o calendário acadêmico seja normalizado apenas em 2018. “Os alunos sabem que quando voltarmos não terá férias. Assim que estiver decidido, nos reuniremos com o conselho para a organização do novo calendário. Na última greve demoraram três anos para voltar à normalidade as grades”, explica o professor.

Professores podem por fim a greve na UFMT nesta quarta-feira

Maior greve na história da Universidade Federal de Mato Grosso

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.