Política

Em almoço com Taques, parte dos deputados do PR reafirmam adesão a bloco governista

Fotos: Andréa Lobo

O governador Pedro Taques (PDT) realizou na tarde desta quinta-feira (26), em seu gabinete no Palácio Paiaguas um almoço de cortesia aos deputados estaduais. Em pauta foram abordados temas como a destinação de R$ 20 milhões, referentes ao duodécimo, para a compra de ambulâncias para os 141 municípios, a reforma administrativa e o debate em torno dos repasses do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) para os municípios.

O encontro organizado pelo líder do Executivo na AL, deputado Wilson Santos (PSDB), não contou com a presença de oito parlamentares – Zeca Viana (PR), Janaina Riva (PSD), Emanuel Pinheiro (PR), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Gilmar Fabris (PSD), Sebastião Rezende (PR), Mauro Savi (PR) e Romoaldo Júnior (PMDB).

Tratado desde as últimas semanas, a ida do Partido da República para a base do governo na AL foi assunto de bastidores nesta tarde. Deputado Wagner Ramos (PR), que se fez presente ao almoço de integração fez questão de demonstrar o posicionamento de se juntar aos parlamentares que apoiam o governo Taques.

“No dia que me elegi a deputado estadual, afirmei que seria parte da base do governador Pedro Taques. Tinha o desejo de o partido ter participado da campanha de Taques, mas isso não foi possível”, explicou Ramos.

Além de Ramos, o primeiro-secretário, deputado Ondanir Bortolini (Nininho) também participou do almoço.

A indefinição da atuação do partido dentro do parlamento, em relação ao Executivo Estadual, causou um “racha” interno na legenda. O deputado Emanuel Pinheiro (PR) declarou posicionamento independente, já Mauro Savi se mostrou favorável a embarcar no barco do grupo que é maioria, favorável ao atual governo.

“O partido esta nos deixando muito a vontade quanto a este posicionamento. Acho que o PR como partido deve estar na base do governo, mas é claro que não decido pelo partido”, afirmou Ramos.

Ainda segundo o parlamentar, é natural a adesão do Partido Republicano a base de Taques na AL, mesmo que na campanha o partido apoiou a candidatura do petista Lúdio Cabral. Para ele, a aproximação é necessária e já notória com a atuação dos Senadores Blairo Maggi (PR) e Wellington Fagundes (PR), que buscam na esfera Federal conquistar recursos para o Estado.

Ampliação da base

Oficialmente, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, afirmou que a ampliação da base aliada do Governo não foi discutida no almoço.

Aos jornalistas, Paulo Taques revelou que deseja ter o republicanos no grupo favorável ao Executivo.

“Não houve nenhuma manifestação da bancada do PR, no sentido de vir conversar com o Governo sobre a composição da base. Tudo farei para somar os esforços do líder da bancada, deputado Wilson Santos, para trazê-los para base. Vejo com muita simpatia e otimismo, pois os deputados do PR já demonstraram o desejo de benefícios para o Governo e para o Estado”, afirmou o secretário.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões