Segundo Luiz Antonio, está sendo feito o estudo para a definição dos pontos da serra onde serão instalados os redutores. “A intenção do DNIT não é multar, e sim coibir o excesso de velocidade de forma segura. Para isso, o equipamento deve ser instalado em local apropriado, onde o motorista possa ter visualização e tempo de reação para diminuir a velocidade com segurança, sem causar acidentes com freadas bruscas”.
Após o estudo, o processo será encaminhado na próxima semana para o DNIT em Brasília/DF, de onde é emitida a ordem de serviço. “Trabalhamos com a margem de tempo de 40 dias para ter os redutores instalados”-informou o superintendente do órgão em MT.
A medida atende o clamor popular e o pedido feito pelo prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, através de ofício datado do último dia 15, onde ele expõe a situação e pede a instalação de radares. “O registro elevadíssimo de acidentes ao longo dos anos, e os acidentes ocorridos nos últimos 30 dias, de enormes proporções e repercussão nacional, ceifando vidas, deixando pessoas com traumas psicológicos e seqüelas físicas, por si justificariam nosso pedido. Mas há ainda a questão de danos materiais, as avarias causadas na própria rodovia, as perdas parciais ou totais de veículos e cargas, e ainda o custo ao Estado, desde o socorro e atendimento emergencial no local, como despesas hospitalares, pagamento de seguros,etc. O foco, porém, é salvar vidas”-informa o prefeito.
O acidente de grandes proporções que desencadeou o pedido de solução rápida ocorreu no dia 6 último, fato que envolveu 11 veículos, ceifou quatro vidas e deixou 16 feridos.
A Serra do Mangaval se inicia a 36 km de Cáceres,sentido Cuiabá, e tem três quilômetros de extensão. Apesar de ter pista em boas condições e a sinalização exigida, os redutores serão um recurso a mais, devido ao alto incidente de acidentes registrado ao longo dos anos.
Diário de Cáceres