Plantão Policial

Em 2016, mais de 3 mil quilos de drogas foram apreendidas em Cuiabá

Com o número mais alto de apreensões, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Judiciária Civil, registrou o maior volume de drogas apreendidas desde a sua reativação, em 2009, e alcançou uma quantidade inédita de prisões por tráfico de drogas.

Até o final de novembro, em investigações desenvolvidas pela Delegacia foram retirados do mercado ilícito um total de 1.040 quilos de entorpecentes (988 quilos de maconha e 52 quilos cocaína). Contabilizando junto as apreensões feitas pela Polícia Militar e outras unidades da Polícia Civil soma-se 3.108 quilos de drogas, que deixaram de ser comercializadas, especialmente, na região metropolitana, onde aconteceram a maioria das apreensões.

Em 2015, as duas instituições retiraram de circulação na Grande Cuiabá 1.867 quilos de drogas (1.454 de maconha e 413 de cocaína).  Assim como no ano anterior, o destaque em 2016 foram as apreensões de maconha feitas pela DRE e também outras unidades da Segurança Pública, como a PM. Foram 3.004 quilos de maconha e 104 quilos de cocaína.

Em duas das ações da DRE, em 10 dias, 502 tabletes de maconha foram apreendidos, totalizando 350 quilos da substância. No dia 16 de agosto, seis pessoas foram presas após serem flagradas com 202 tabletes da droga em uma residência no bairro Nova Conquista em Cuiabá. Nove dias depois, 300 tabletes foram encontrados dentro da cabine de uma carreta Mercedes Bens, na BR 364.

O número de prisões efetuadas pela DRE (flagrantes e mandados de prisão) pulou de 69 em 2015 para 145 em 2016, sendo o maior considerando as estatísticas da DRE, desde 2009. A quantidade de flagrantes subiu de 35 para 57.

Fora as prisões, resultado de investigações e flagrantes oriundos de denúncias apuradas, a Delegacia de Entorpecente recepcionou dos plantões de Cuiabá e Várzea Grande dezenas de outras prisões de traficantes, que somadas atingiram o volume de 813 pessoas presas em ações policiais desenvolvidas pela Polícia Militar e a Polícia Civil, das quais foram indiciados 674 homens e 139 mulheres envolvidas com o comércio de drogas.

Para o delegado titular da DRE, Juliano Silva de Carvalho, os números demonstram o potencial das investigações desenvolvidas pela equipe da DRE, a integração entre policiais civis e militares, e o comprometimento no combate ao tráfico. “Nada disso seria possível, sem a dedicação dos policiais que deixaram os seus lares, o convívio com as suas famílias, muitas vezes, à noite, finais de semana, feriados, madrugadas para poder fazer esses acompanhamentos e efetuar essas apreensões e prisões”, disse.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em