Esportes

Eliminatórias podem colocar três campeões e um novato na Copa de 2014

 
Entre os campeões mundiais que podem confirmar classificação, a situação mais fácil é a da Espanha. Os atuais donos da taça da Copa do Mundo têm 17 pontos, três a mais do que a França, e precisam apenas de um empate em casa com a Geórgia para confirmar viagem ao Brasil.
 
Na Europa, outro campeão mundial que pode se classificar nesta terça-feira é a Inglaterra. Os vencedores da Copa de 1966 lideram o Grupo H das Eliminatórias e têm um ponto de vantagem sobre a Ucrânia. Na rodada derradeira, os britânicos dependem apenas de vitória simples sobre a Polônia.
 
As Eliminatórias europeias são disputadas em nove grupos, e o campeão de cada chave obtém classificação direta para a Copa do Mundo de 2014. A rodada desta terça-feira vai encerrar essa fase e definir os primeiros colocados.
 
Até aqui, cinco países asseguraram com antecedência a liderança de seus grupos. Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Suíça são as seleções europeias que estão classificadas para a Copa do Mundo de 2014.
 
Além de Espanha e Inglaterra, a rodada desta terça-feira pode confirmar a classificação da Rússia, que tem 21 pontos e lidera o Grupo F. Os russos jogarão fora de casa contra o Azerbaijão e precisarão apenas de um empate.
 
O outro grupo que será definido nesta terça-feira é o F. É dali que pode sair a primeira novidade entre os participantes da Copa do Mundo de 2014. Todos os países que estão confirmados na competição já estiveram em pelo menos uma edição. A Bósnia-Herzegóvina, líder da chave, pode ser a primeira estreante na lista.
 
A Bósnia tem 22 pontos e jogará fora de casa contra a Lituânia. Os bósnios precisam vencer porque o segundo posto do grupo é da Grécia, que tem a mesma pontuação e receberá Liechtenstein.
 
Entre os nove segundos colocados das Eliminatórias europeias, oito disputarão uma repescagem. Essa fase será um mata-mata simples, e os quatro vencedores também irão à Copa do Mundo.
 
Na América do Sul, a rodada desta terça-feira também servirá para definir os últimos classificados e o time que irá para uma repescagem. As Eliminatórias do continente são disputadas por nove equipes, que se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros garantem vaga na Copa do Mundo, e o quinto colocado jogará contra a Jordânia, oriunda da qualificação asiática.
 
As duas primeiras vagas da América do Sul já são de Argentina e Colômbia. Nesta terça-feira, Equador, Chile e Uruguai disputarão os outros dois postos. Se vencerem os argentinos em casa e contarem com uma combinação favorável de resultados, os uruguaios podem aumentar a lista de campeões mundiais que estarão na Copa de 2014.
 
Uol

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos