Foto: Rodrigo de Souza
Os eleitores que foram as urnas neste domingo (02) em Cuiabá, esperam que o próximo gestor cumpra com as promessas. Dentre os seis candidatos, a escolha é uma só na hora de registrar na urna eletrônica. O Circuito Mato Grosso conversou com os mais novos até os mais velhos para saber qual a decisão na hora de escolher o candidato.
João Augusto Pereira, tirou o título aos 16 anos, mas esperou dois anos para votar. Hoje com 18, ele conta que estava cheio de expectativa para confirmar o voto. “Estou votando pela primeira vez e espero ter votado no candidato certo”, contou. O jovem, esta se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sabe da importância na hora de escolher o gestor do município.
“Ouvi os programas eleitorais na TV, vi algumas coisas na mídia (sites) e então escolhi meu candidato a prefeito. Para vereador é mais complicado, mas escolhi pelas propostas também”, disse João. Ele foi sozinho, pois os pais já haviam ido mais cedo até a Escola de Educação Básica Municipal Marechal Candido Mariano da Silva Rondon (Emeb) no bairro Alvorada.
A Dona Laís Teixeira de Carvalho, costureira aposentada disse que votou para o candidato que já vota há muito tempo. “Eu votei em um candidato que há muito tempo eu voto e agora eu acho que ele é um dos melhores candidatos, pelo menos eu acho”, contou. Ela e o marido votaram na Escola Estadual José de Mesquita no bairro do Porto.
“Eu voto nele, porque se hoje meus filhos estudam em uma faculdade e não vão precisar pagar nada por isso, foi por causa dele. Eu sempre vou votar para ele. Todas as coisas que ele prometeu eu sei que ele vai cumprir”, explicou Dona Laís. Seu Rufino de Carvalho disse que também votou no mesmo candidato da esposa.
Adriano Alves de Souza, Técnico de Informática, 33, disse que a expectativa maior dele é a de melhorias para a cidade. “Espero que melhore a educação e saúde da nossa Cuiabá e que os candidatos tenham consciência de que é preciso fazer essas melhorias, né? É isso que eu espero”. Na hora de escolher o candidato ele optou pelo que menos tinha coisas ruins ditas durante as campanhas.
A dona de casa, Cristine de Souza explicou que a decisão dela não foi difícil, pois já sabia em quem ia votar assim que os candidatos foram divulgados. “Eu votei no meu candidato a prefeito por causa das propostas que ele fez. Para vereador eu fui pelo histórico dele, o que ele já havia feito pela cidade”.