Mix diário

Elefante deixa a Argentina para morar no Brasil

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães (MT), se prepara para receber a elefante Pupy, de 36 anos. De origem africana, ela chegou ao Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, em 1993. O local funcionava como um zoológico e foi recentemente desativado. Agora, o grande animal está sendo transportado, de caminhão, para o santuário brasileiro, que serve de moradia para outros cinco elefantes.

Pupy iniciou sua viagem ao Brasil na segunda. Um guindaste a colocou dentro de uma caixa posicionada sobre um caminhão, que percorrerá cerca de 2.690 km, da capital argentina até a Chapada dos Guimarães. A chegada está prevista para este fim de semana.

Após anos vivendo em zoológico, a elefante poderá voltar a viver em ambiente natural e de forma livre.

“Estamos animados para vê-la redescobrir o que significa ser um elefante novamente”, disse Kat Blais, cofundadora e diretora de Bem-Estar do SEB. Entidade especializada no manejo e cuidado de elefantes, o local conta com uma área de 51 mil m² – aproximadamente cinco hectares. As organizações Global Sanctuary for Elephants (GSE) e o Elephant Voices também colaboraram na tarefa de trazer Pupy ao Brasil, algo que vem sendo planejado “há anos”, segundo nota do SEB.

O percurso da elefante vem sendo atualizado nas redes sociais do SEB. Num dos últimos posts, Scott Blais, responsável pelo santuário e presidente da GSE, uma organização sem fins lucrativos, informou que Pupy tem se alimentado bem.

O animal está sendo acompanhado por dois cuidadores e dois veterinários de Buenos Aires, além da equipe do santuário brasileiro. Pupy não será sedada e deve ser transportada em pé durante toda a viagem – é como os elefantes costumam ficar. “Elefantes não deitam durante a viagem. Eles podem se apoiar na porta traseira e nas paredes laterais do contêiner para sustentar seu peso. Há uma câmera instalada dentro do contêiner para monitorar seu conforto durante toda a viagem”, informa o SEB, em seu site.

FRUTAS E ISOTÔNICO

Os cuidadores também estão ofertando à elefanta água fresca e alimentos nutritivos, como frutas, vegetais e isotônico. Um kit de primeiros socorros e até óleos essenciais para o animal também estão sendo transportados.

Pupy nasceu na década de 1980 no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Em 1993, quando tinha cerca de 5 anos, foi levada à Argentina, onde passou a viver no Ecoparque de Buenos Aires e, após 120 anos servindo de espaço para abrigar animais em cativeiro, foi desativado para se tornar um centro de conservação de vida selvagem nativa. Desde 2016, o ecoparque tem realocado seus animais em reservas e santuários. Pupy será a primeira elefante africana no SEB. Hoje, o espaço possui outras 5 elefantes, todas da Ásia.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve