Nos projetos de arquitetura um dos elementos que dão charme e elegância nas áreas externas são os jardins com fontes e espelhos d’água.
Devido ao momento de extremo cuidado com as doenças que estão cada vez mais crescentes com as águas paradas, torna-se um detalhe de risco de proliferação de mosquitos da dengue.
As belezas e os efeitos visuais dos espelhos d’água nos ambientes nos transmitem aconchego, frescor e bem estar.
São muitos tipos de matérias para construir um espelho d’água, mas o necessário é rebaixar a área desejada conforme projeto, deixando a superfície no nível do piso podendo ser executado com tijolo, concreto, plásticas ou borracha.
É importante um ponto de entrada da água e dreno para a manutenção e troca da água, o que evita fungos ou outros tipos de aborrecimentos.
Esses lagos artificiais, integrados à paisagem urbana e próximos à natureza causam novo conceito de modernidade à arquitetura tanto com linhas retas ou formatos orgânicos e sinuosos.
As pedras utilizadas no fundo dos espelhos dão a sensação de rusticidade e personalização no espaço instalado.
Lâminas d’água, lagos artificiais ou espelhos d’água são sinônimos de muito bom gosto quando bem projetado e no local certo. São belezas produzidas pela criatividade e bom senso de um bom profissional com muita sensibilidade.
Atualmente com as chuvas que estão ocorrendo em todo o País, é possível que você encontre várias lâminas de água nas ruas e avenidas, com falta ou sem nenhuma manutenção dos órgãos especializados.
Os espelhos d’água são efeitos de elegância e sobriedade em grandes obras mundiais como edifícios, palácios, sedes governamentais, praças e parques públicos, enfim onde a paisagem urbana tem como moldura de um quadro pintado por um grande artista plástico.
Se você quer construir ou mesmo visitar um belo ponto que possui o espelho d’água é muito importante ter consciência e respeito a esse tão nobre espaço da natureza projetada.