Política

“Efeito Riva” não desarticula PSD em Mato Grosso

A prisão da maior liderança do Partido Social Democrático (PSD), José Geraldo Riva, atualmente sem partido, parece não ter esfriado os ânimos dos militantes e simpatizantes do grupo. Nos últimos quatro anos, a legenda registrou um aumento de 57% no número de filiados, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Se houve crescimento no número de filiados, não se pode dizer que a agremiação se afastou do poder mesmo após a detenção de Riva, considerado o "maior fucha-suja do país". O presidente da sigla, Carlos Fávaro, também do PSD, é o vice-governador de Mato Grosso.

A partir desta sexta-feira (11), a sigla passa a contar com maior bancada da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com seis representantes. O grupo é encabeçado por um dos responsáveis pelo processo de fundação do partido no Estado, o deputado estadual Gilmar Fabris, que também responde pela liderança da bancada.

Juntam-se a Pedro Satélite, José Domingos Fraga, Meraldo Sá (que ocupa a cadeira de Fabris) e o recém filiado Leonardo Albuquerque, os deputados Ondanir Bortolini, o Nininho, e Wagner Ramos.

Na Câmara Federal, onde já conta com 34 deputados federais em exercício e mais oito licenciados, o PSD passa a contar com um representante mato-grossense, com a filiação do deputado José Augusto Curvo, o Tampinha, e do suplente Ederson Dalmolin, o Xuxu Dalmolin.

Presidente da Executiva Estadual do PSD, o vice-governador Carlos Favaro ressalta que, junto a base do governador Pedro Taques, o partido vivencia um novo momento e caminha para ser o maior em número de candidaturas próprias neste pleito, com candidatos majoritários em mais de 80 municípios.

No Poder Executivo, onde também já se destaca com nomes como o do presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga. O partido também passa a contar com o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota.

Ainda, mais cinco prefeitos e uma vice-prefeita aderem ao partido no ato desta sexta-feira, totalizando 46 prefeitos e 20 vice-prefeitos na sigla, ressaltando o posicionamento da sigla como a mais representativa nos municípios de Mato Grosso.

Na Capital, o líder do prefeito Mauro Mendes (PSB) na Câmara de Cuiabá, vereador Domingos Sávio, também passa a integrar o PSD.

Destacado entre as maiores siglas do país, mais que nomes consistentes para a disputa, o PSD deverá contar com um dos maiores tempos de propaganda partidária eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e TV em razão de sua representatividade na Câmara dos Deputados.

De acordo com a legislação eleitoral, para disputar as eleições deste ano, é necessário que aquele que deseja se candidatar esteja filiado a um partido até 1º de abril, sendo válida a mudança para qualquer mandatário de cargo eletivo.

Riva

Esquecido pelos ex-correligionários, aliados de primeiro hora do ex-deputado que hoje se encontra preso, Riva perdeu recentemente outra batalha na justiça. Na última terça-feira (08), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou outro pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente da Assembleia Legislativa, que alegava que a juíza Selma de Arruda havia cometido ilegalidade ao prorrogar sua prisão preventiva, realizada durante a operação "Célula-Mãe".

O desembargador do TJ-MT e relator do processo, Juvenal Pereira da Silva, indeferiu o pedido, alegando que o pedido foi impetrado "sem a juntada de documentos essenciais ao exame, dentre eles a decisão que determinou a dilação de prazo para o término da instrução processual". Riva já esta preso há mais de 130 dias.

Com assessoria

Diego Fredericci

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões