A prisão da maior liderança do Partido Social Democrático (PSD), José Geraldo Riva, atualmente sem partido, parece não ter esfriado os ânimos dos militantes e simpatizantes do grupo. Nos últimos quatro anos, a legenda registrou um aumento de 57% no número de filiados, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Se houve crescimento no número de filiados, não se pode dizer que a agremiação se afastou do poder mesmo após a detenção de Riva, considerado o "maior fucha-suja do país". O presidente da sigla, Carlos Fávaro, também do PSD, é o vice-governador de Mato Grosso.
A partir desta sexta-feira (11), a sigla passa a contar com maior bancada da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com seis representantes. O grupo é encabeçado por um dos responsáveis pelo processo de fundação do partido no Estado, o deputado estadual Gilmar Fabris, que também responde pela liderança da bancada.
Juntam-se a Pedro Satélite, José Domingos Fraga, Meraldo Sá (que ocupa a cadeira de Fabris) e o recém filiado Leonardo Albuquerque, os deputados Ondanir Bortolini, o Nininho, e Wagner Ramos.
Na Câmara Federal, onde já conta com 34 deputados federais em exercício e mais oito licenciados, o PSD passa a contar com um representante mato-grossense, com a filiação do deputado José Augusto Curvo, o Tampinha, e do suplente Ederson Dalmolin, o Xuxu Dalmolin.
Presidente da Executiva Estadual do PSD, o vice-governador Carlos Favaro ressalta que, junto a base do governador Pedro Taques, o partido vivencia um novo momento e caminha para ser o maior em número de candidaturas próprias neste pleito, com candidatos majoritários em mais de 80 municípios.
No Poder Executivo, onde também já se destaca com nomes como o do presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga. O partido também passa a contar com o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota.
Ainda, mais cinco prefeitos e uma vice-prefeita aderem ao partido no ato desta sexta-feira, totalizando 46 prefeitos e 20 vice-prefeitos na sigla, ressaltando o posicionamento da sigla como a mais representativa nos municípios de Mato Grosso.
Na Capital, o líder do prefeito Mauro Mendes (PSB) na Câmara de Cuiabá, vereador Domingos Sávio, também passa a integrar o PSD.
Destacado entre as maiores siglas do país, mais que nomes consistentes para a disputa, o PSD deverá contar com um dos maiores tempos de propaganda partidária eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e TV em razão de sua representatividade na Câmara dos Deputados.
De acordo com a legislação eleitoral, para disputar as eleições deste ano, é necessário que aquele que deseja se candidatar esteja filiado a um partido até 1º de abril, sendo válida a mudança para qualquer mandatário de cargo eletivo.
Riva
Esquecido pelos ex-correligionários, aliados de primeiro hora do ex-deputado que hoje se encontra preso, Riva perdeu recentemente outra batalha na justiça. Na última terça-feira (08), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou outro pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente da Assembleia Legislativa, que alegava que a juíza Selma de Arruda havia cometido ilegalidade ao prorrogar sua prisão preventiva, realizada durante a operação "Célula-Mãe".
O desembargador do TJ-MT e relator do processo, Juvenal Pereira da Silva, indeferiu o pedido, alegando que o pedido foi impetrado "sem a juntada de documentos essenciais ao exame, dentre eles a decisão que determinou a dilação de prazo para o término da instrução processual". Riva já esta preso há mais de 130 dias.
Com assessoria