O objetivo do Fórum é apresentar e debater várias experiências latino-americanas, com diferentes enfoques, resultados e desafios, que propiciem subsídios para iniciativas e políticas que estimulem a articulação comunidade – escola. A RedEAmérica entende que a participação da comunidade junto a instituições educativas e outros atores é fundamental para melhorar os resultados da educação, em um contexto de corresponsabilidade.
“Em situações de pobreza, escassez de recursos e de profunda desigualdade, o vínculo da escola com as organizações da comunidade e do entorno adquire maior relevância e também maior complexidade”, afirma Margareth Florez, diretora-executiva da RedEAmérica.
O Fórum terá a participação, entre outros, de Horacio Álvarez Marinelli, especialista em educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Colômbia; Oscar Sánchez, Secretário de Educação de Bogotá e experiências internacionais em educação do Instituto Votorantim (Brasil), Fundação Promigas (Colômbia), Fundação Caicedo González (Colômbia), Instituto Arcor (Brasil), Associação Unacem (Perú) e FECHAC (México), Fundação Minera Los Pelambres (Chile) e Fundação Genesis e Fundação Acesco (Colombia).
O Instituto Arcor Brasil apresentará a experiência do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação, na Mesa Paralela 1: Participação de família e comunidade na criação de um entorno protetor e enriquecido para a aprendizagem. A mesa acontecerá entre 14h e 16h30, no dia 14 de novembro, e também reunirá relatos de experiências desenvolvidas no Peru e no México.
O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral está apoiando, no ciclo de 2011 a 2013, sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede comunitária composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.
No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.
O primeiro ciclo da iniciativa, com o nome de Programa pela Educação em Tempo Integral, aconteceu entre 2006 e 2010, com apoio a projetos em Campinas (SP) e na Paraíba. Trata-se de uma experiência, portanto, somando oito anos de trajetória, com muito aprendizado em termos de mobilização comunitária pelo desenvolvimento integral, através da educação integral.
A RedEAmérica é uma rede temática nascida no ano de 2002 com o apoio da Fundação Interamericana (IAF). Em 2008, foi criada juridicamente com sede em Bogotá, Colômbia. A sua missão é contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade na América Latina, articulando os esforços de fundações e organizações que promovem o desenvolvimento de base e, no futuro, pretende ser uma referência continental no investimento social privado e desenvolvimento de base, no marco da responsabilidade social empresarial. Atualmente conta com cerca de 78 organizações de 11 países da América Latina.
Assessoria