Cidades

Educação Integral do Nordeste será apresentado em fórum na Colômbia

 
O objetivo do Fórum é apresentar e debater várias experiências latino-americanas, com diferentes enfoques, resultados e desafios, que propiciem subsídios para iniciativas e políticas que estimulem a articulação comunidade – escola. A RedEAmérica entende que a participação da comunidade junto a instituições educativas e outros atores é fundamental para melhorar os resultados da educação, em um contexto de corresponsabilidade. 
 
“Em situações de pobreza, escassez de recursos e de profunda desigualdade, o vínculo da escola com as organizações da comunidade e do entorno adquire maior relevância e também maior complexidade”, afirma Margareth Florez, diretora-executiva da RedEAmérica.
 
O Fórum terá a participação, entre outros, de Horacio Álvarez Marinelli, especialista em educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Colômbia; Oscar Sánchez, Secretário de Educação de Bogotá e experiências internacionais em educação do Instituto Votorantim (Brasil), Fundação Promigas (Colômbia), Fundação Caicedo González (Colômbia), Instituto Arcor (Brasil),  Associação Unacem (Perú) e FECHAC (México), Fundação Minera Los Pelambres (Chile) e Fundação Genesis e Fundação Acesco (Colombia).
 
O Instituto Arcor Brasil apresentará a experiência do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação, na Mesa Paralela 1: Participação de família e comunidade na criação de um entorno protetor e enriquecido para a aprendizagem. A mesa acontecerá entre 14h e 16h30, no dia 14 de novembro, e também reunirá relatos de experiências desenvolvidas no Peru e no México.
 
O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral está apoiando, no ciclo de 2011 a 2013, sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede comunitária composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.
 
No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.
 
O primeiro ciclo da iniciativa, com o nome de Programa pela Educação em Tempo Integral, aconteceu entre 2006 e 2010, com apoio a projetos em Campinas (SP) e na Paraíba. Trata-se de uma experiência, portanto, somando oito anos de trajetória, com muito aprendizado em termos de mobilização comunitária pelo desenvolvimento integral, através da educação integral.
 
A RedEAmérica é uma rede temática nascida no ano de 2002 com o apoio da Fundação Interamericana (IAF). Em 2008, foi criada juridicamente com sede em Bogotá, Colômbia. A sua missão é contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade na América Latina, articulando os esforços de fundações e organizações que promovem o desenvolvimento de base e, no futuro, pretende ser uma referência continental no investimento social privado e desenvolvimento de base, no marco da responsabilidade social empresarial. Atualmente conta com cerca de 78 organizações de 11 países da América Latina. 
 
Assessoria
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.