Política

Eduardo Botelho diz que revisão do Fethab 2 deve ser votada neste ano

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), diz que um projeto de renovação do Fethab 2 (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) deve ser votado ainda neste ano. A intenção é que a lei esteja em vigor no primeiro quadrimestre 2019, para seja recolhido imposto no período de pico da circulação de produtos agropecuários.Inicialmente, as sessões devem seguir até a semana do dia 20 de dezembro.

“Eu insisto que o Fethab 2 é importante e deve ser aprovado este ano. Se ficar para o ano que vem nós perdemos o pico da produção, o pico da arrecadação que é fevereiro, março, abril, e isso [deixar a aprovação para 2019] é muito ruim para o próximo governo”.

O fundo criado em 2015 expira em 31 de dezembro deste ano, prazo acordado pelo governador Pedro Taques com os produtores rurais. Hoje, a entrada de um projeto de lei na Casa depende do Executivo, poder que tem a autonomia para apresentar medidas de cunho financeiro.

Um pedido formal sobre um projeto de revisão foi feito pelo governador eleito Mauro Mendes (DEM) a Taques no primeiro encontro entre eles depois das eleições de segundo turno. O governo afirma que só enviará um novo texto à votação caso haja consenso dos produtores.

A Aprosoja (Associação dos Produtores de Milho e Soja) de Mato Grosso, entidade que representa o setor sobre o assunto, diz que permanece em sua posição de findar o Fethab 2.

Segundo Botelho, uma reunião está prevista, nesta semana, com Taques para discutir o assunto. Uma agenda programada para a última terça-feira (27) foi cancelada pelo governador. Além do pedido, Mauro Mendes já anunciou que enviará uma minuta (proposta de projeto de lei) ao Executivo para ser encaminhado para a Assembleia.

Há duas semanas, o deputado Wilson  Santos (PSDB), ex-líder do governo no Legislativo, deu início a uma campanha para aumentar a taxação do agronegócio, com audiência pública realizada nesta quinta-feira (29).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões