Pérolas Online

Economista de renome, Roberto Campos completaria 100 anos

Foto Marco Antonio Teixeira/ O Globo (1994)

Controverso e considerado um pregador incansável do liberalismo econômico no Brasil, o mato-grossense Roberto Campos completaria 100 anos nesta segunda-feira (17). Campos participou de momentos importantes na história do País, como a criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e da criação do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), nos tempos de ditadura militar.

Roberto Campos nasceu em Cuiabá no dia 17 de abril de 1917 e morreu aos 84 anos, no dia 9 de outubro de 2001. Ele foi economista, senador, um dos primeiros diplomatas concursados do Itamaraty, além de ocupar posto de ministro do Planejamento durante a ditadura militar.

Por ocasião do centenário, serão lançados dois livros de sua autoria. “O Homem que Pensou o Brasil”, que é organizado pelo diplomata Paulo Roberto Almeida e “Lanterna na Proa”, organizado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), Paulo Rabello Castro e pelo jurista e presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra da Silva Martins. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar