Opinião

É no alimento saudável que se descobre a saúde?

Sim, porque alimentos do “bem” vão ajudar a melhorar a absorção de nutrientes, ajudar a melhorar o intestino que ajuda a produzir a serotonina que nos deixam felizes mesmo em momentos mais difíceis de nossa vida. Nutrientes revigoram, constroem, retardam o envelhecimento, equilibram o organismo para que não adoeçamos.

Convido aqui meus leitores para um desafio, comam comidas do bem durante uma semana e vejam e sintam o que mudou em sua vida, garanto que vão sentir muita diferença em disposição, memória, menos sonolência durante o dia, menos irritabilidade, mais humor, etc. Vou colocar aqui um cardápio do bem e não precisam diminuir quantidades, comam até se sentirem satisfeitos.

Ao acordar tome 300ml de água com gengibre em pó ou cúrcuma (1 colher de café), vai ajudar seu organismo na hidratação e fornecer nutrientes antioxidantes. Comece pelo café da manhã com suco de frutas natural sem adoçar, não use açúcar mesmo para os magros pois esta aumenta as bactérias ruins do intestino dificultando a absorção de nutrientes, pode acrescentar um folhoso como couve ou espinafre.

Quem diz não ter tempo para preparar o suco pode comprar o suco integral natural sem adição de açúcar, sem conservantes e aditivos químicos ou polpa congelada. Coma raízes cozidas ou assadas como batata doce ou mandioca ou inhame e regue por cima com azeite extra virgem que vai lubrificar a parede do intestino ajudando na absorção dos nutrientes. Pode comer também banana da terra assada ou cozida, estes alimentos são ricos em vitaminas e minerais. Coma também uma proteína como ovos cozidos ou mexidos ou frango desfiado ou carne moída ou pasta de grão de bico, etc.

Se sentir fome no meio da manhã e da tarde faça um lanche uma fruta com canela e sementes como chia ou linhaça, ou fruta com castanhas (para –caju -amêndoas-nozes) e uma proteína como ovos cozidos ou iogurtes naturais. No almoço e jantar coma salada de folhas verdes e tomate, legumes de cores diversas incluindo brócolis e couve flor, carne magra (frango, peixe, carne vermelha magra) assada, cozida ou grelhada sem tostar. Feijão ou lentilha ou ervilha ou grão de bico, quinoa e arroz integral ou macarrão.

O jantar deve ser cedo, no máximo as 19:00hs e ficar em jejum até o outro dia.

Wania Monteiro de Arruda

About Author

Wania Monteiro de Arruda é nutricionista funcional, aficcionada em receitas saudáveis e saborosas, que divulga em seu site e no Insta

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do