Nacional

E-mail obtido pela PF liga lobista a caso que lesou fisco

Um e-mail obtido pela Polícia Federal (PF) liga o ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) Edison Pereira Rodrigues a  casos que lesaram o fisco, segundo informações publicadas nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. Na troca de mensagens, Rodrigues garante à Ford “95% de chances” de a montadora sair vitoriosa em um processo para reduzir ou anular multas da Receita.

O ex-presidente é investigado pela PF na Operação Zelotes, que apura esquema de pagamento de propinas a integrantes do Carf, colegiado subordinado ao Ministério da Fazenda. De acordo com a Folha, o e-mail é de 2011, quando Rodrigues já havia deixado a presidência e atuava como lobista. Nele, Rodrigues afirma que a Ford "perderia com certeza" se não utilizasse seus serviços para recorrer de multas. Procurada pelo jornal, a montadora não quis se manifestar.

Investigadores acreditam que a mensagem indica que a quadrilha tinha facilitadores> As instituições privadas utilizavam lobistas com acesso aos conselheiros para reduzir débitos ou até zera-los em “julgamentos viciados”. Na mensagem obtida pelo jornal, Rodrigues cita ter “trabalhado para a Mitsubishi”, com sucesso. As duas montadoras estão entre os 74 alvos da Polícia Federal na operação.

"Se eu participar […], eles têm mais ou menos 95% de chances de ganhar. Caso contrário, perderão com certeza. A bola está com vocês. […] Não pagarão mais do que 2% a 3%”, disse Rodrigues na mensagem obtida pela Folha.

De acordo com a publicação, após deixar o Carf, Edison Pereira Rodrigues tornou-se sócio da SGR Consultoria Empresarial Ltda., na qual passou a se dedicar à advocacia. A Folha obteve um contrato entre SGR e Mitsubishi no qual fica claro que, além de serviços advocatícios, poderia haver "assessoria empresarial no relacionamento institucional junto a instituições públicas e privadas". A montadora não quis se pronunciar.

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus