Dois homens foram alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pelas Polícias Civis de Mato Grosso e Santa Catarina nesta sexta-feira (14), em Rondonópolis, durante uma operação destinada a apurar um golpe conhecido como “falso intermediador”. As diligências, realizadas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e pela Delegacia de Combate a Estelionatos de Florianópolis, miraram um homem de 39 anos e uma mulher de 21 anos envolvidos na investigação.
Na residência do suspeito de 39 anos, os policiais encontraram um pote contendo substância análoga à maconha. Diante do flagrante, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e, após os procedimentos legais, ele foi liberado. A ação integra um esforço conjunto entre as forças de segurança dos dois estados para elucidar completamente o caso.
O crime investigado ocorreu em 21 de março de 2025 e envolve a negociação fraudulenta de um Porsche Taycan e de um Mercedes-Benz, causando um prejuízo de R$ 125 mil a uma vítima de Florianópolis (SC). Durante a operação, um Toyota Corolla foi apreendido, e as investigações seguem para identificar outras possíveis participações no esquema criminoso.
De acordo com o delegado responsável pela Derf, a cooperação entre unidades policiais de diferentes estados é fundamental para combater crimes que se aproveitam de negociações on-line. O golpe do “falso intermediador” consiste na atuação de criminosos que se passam por responsáveis por intermediar vendas, enganando vendedor e comprador e desaparecendo após receber o dinheiro.


