Dunga, seu auxiliar Andrey Lopes e o coordenador Gilmar Rinaldi estão em Madri, primeira etapa do "tour" europeu da comissão da seleção brasileira com o intuito de negociar com os clubes a liberação de jogadores para as Olimpíadas de agosto, no Brasil, e também a participação na Copa América Centenário, que será disputada entre 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos.
O trio vai aproveitar a viagem para prestigiar a rodada decisiva das oitavas de final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, eles assistirão à partida entre Real Madrid e Roma, no Santiago Bernabéu. Na quarta, estarão em Londres, palco do segundo jogo do Chelsea com o PSG. Veja a tabela da Liga dos Campeões.
Nas quatro equipes envolvidas, há diversos brasileiros que já estiveram nas listas de Dunga: Danilo, Marcelo e Casemiro (Real Madrid); Maicon (Roma); Oscar, Willian e Pato (Chelsea); Thiago Silva, David Luiz e Lucas Moura (PSG).
Segundo Rinaldi, a pauta da viagem está restrita à negociação para liberação de atletas nas duas competições, e, portanto, não será debatida a situação de Marcelo. Na semana passada, ao anunciar a convocação para os jogos contra Uruguai e Paraguai, dias 25 e 29 de março, pelas Eliminatórias da Copa-2018, Dunga afirmou que a ausência do lateral-esquerdo havia sido decretada após conversas entre os departamentos médicos da CBF e do Real Madrid.
Nesta terça-feira, porém, o técnico Zinedine Zidane afirmou que Marcelo está pronto para atuar. Ele foi, inclusive, relacionado pelo francês para a partida que terá Dunga na plateia.
A comitiva brasileira também estará em Barcelona para falar sobre Neymar. Garantir sua presença nas Olimpíadas, disputadas em casa, na busca pela inédita medalha de ouro, é o principal objetivo da CBF. O atacante seria um dos três jogadores com mais de 23 anos permitidos pelo regulamento para cada seleção. Como não se trata de um dos períodos determinados pela Fifa para amistosos ou jogos oficiais, os clubes não são obrigados a liberar.
– Será nosso primeiro contato com todos os clubes, há coisas que não podemos fazer por telefone – disse o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi.
Dunga, Andrey e Gilmar fecharão a viagem em Milão, onde, no sábado, a Internazionale de Miranda receberá o Bologna, pelo Campeonato Italiano. O zagueiro é outro favorito a ser um dos veteranos da lista olímpica. A volta ao Brasil está marcada para o início da próxima semana.
Fonte: G1