Política

Duas obras de pavimentação devem ampliar a logística de Mato Grosso

Duas obras de pavimentação são esperadas pelo coordenador da bancada de Mato Grosso, em Brasília, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT), conforme um compromisso estabelecido em campanha eleitoral pelo governador Pedro Taques. O marco será a pavimentação da rodovia MT-339 que interliga as regiões oeste e médio norte. A outra meta é a pavimentação de 80 km da rodovia MT-358, que hoje compreende o trecho de Assari, Tangará da Serra e Itanorte.

Coordenador da bancada de Mato Grosso, em Brasília, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) disse nesta terça-feira (17), que a pavimentação da rodovia MT-339 que interliga as regiões oeste e médio norte será um marco do governo Pedro Taques (PDT). O compromisso em viabilizar a obra foi assumido pelo pedetista durante campanha eleitoral.

Ezequiel observa que em um trecho da rodovia em Tangará está o assentamento Antônio Conselheiro, considerado o maior da América Latina com mais de mil famílias, além dos assentamentos Jatobá em Barra do Bugres e Alteza, em Salto do Céu.

Além de favorecer o desenvolvimento das regiões, com o fomento da bacia leiteira, o escoamento da produção, melhorando o comércio entre as regiões.

Quanto ao trecho de Assari, Tangará e Itanorte, a região é conhecida como Chapadão do Rio Verde, uma das maiores produtoras de grãos do oeste mato-grossense. No entanto, no período das águas se tornam intransitáveis, sendo um dos grandes gargalos dos produtores da região.

Conforme o deputado, para que haja crescimento econômico das cidades que estão entre Cáceres e Tangará da Serra tornam-se necessários investimentos em logística, sendo essa uma das principais bandeiras do governador eleito. “Estradas e transporte são essenciais para que aos municípios tenham condições de receber novas indústrias”, disse Ezequiel na última terça-feira (17) em diálogo em Brasília.

Santo Antônio das Lendas

O compromisso é direcionar recursos para a construção da Estação de Transbordo de Carga (ETC) – Santo Antônio das Lendas, em Cáceres.

A proposta visa garantir por meio do modal de transporte a ampliação e o melhoramento da logística de Mato Grosso. A alternativa em hidrovia economicamente vantajosa foi desenvolvida visando acelerar, facilitar e baratear o escoamento de parte da produção.

 Em um estudo técnico elaborado pelo Movimento Pró-Logística apresentado e aprovado ao governo federal vai garantir a escoamento da produção a partir da ETC – Santo Antônio das Lendas, localizado a 80 km da cidade de Cáceres.

A produção seguirá por meio de embarcações até o Porto de Rosário na Argentina e Porto Nueva Palmira no Uruguai facilitando a saída da safra de soja, milho, algodão e madeira de reflorestamento ao Oceano Atlântico.

Essa rota de aproximadamente 380 km iniciará no Entroncamento da MT-358 em Tangará da Serra e passará pelos municípios de Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Araputanga, Salto do Céu, Lambari D’Oeste, Curvelândia, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Cáceres com entrada pela BR 174 até ao ETC.

(Com assessoria)

Redação

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