A morte de duas crianças ocorridas em Juína (distante 743 km de Cuiabá) estão sendo investigadas pela Secretária de Estado de Saúde (SES).
Uma das crianças, de sete anos, foi internada no domingo (29) com suspeita de pneumonia, porém o quadro se agravou na segunda-feira (30). O paciente foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas quinta-feira (3) a criança não resistiu e morreu.
A segunda morte investigada é de um bebê de seis meses que morreu suspeito de ter contraído a gripe Influenza H1N1. A criança foi internada sábado (27), no Hospital Regional Albert Sabin, em Alta Floresta, a 812 quilômetros de Cuiabá.
Após consulta, o bebê foi diagnosticado com pneumonia, o quadro se agravou e a criança não resistiu e morreu dois dias depois.
O Circuito Mato Grosso entrou em contato com a SES, por meio de sua assessoria, fomos informados que as mortes são apenas suspeitas, mas que exames estão sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) que deverá apontar a causa das mortes.
Vacina contra gripe Influenza H1N1
Segundo a SES, neste sábado (5) chega mais um lote com 120 mil doses de vacina contra a gripe influenza do Ministério da Saúde.
As doses serão distribuídas pela Vigilância Epidemiológica na segunda-feira (7) para todos os municípios que receberam a vacina de forma parcial.
Com mais essa remessa de vacina, sobe para 601 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, o que corresponde a 70,7% do total das 850 mil das doses destinadas a Mato Grosso.
Sintomas da gripe Influenza H1N1
Febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta. A Influenza (gripe), se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia ou outras complicações, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.
Prevenção
Para evitar a gripe ou a sua transmissão também deve-se fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.).
É importante manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.