No primeiro dia da campanha nacional de imunização contra o vírus da gripe H1N1, dois municípios de Mato Grosso ficaram sem as doses da vacina para atender toda a demanda. A população fez fila, mais as vacinas se esgotaram ainda pela manhã nos postos de saúde de Rondonópolis e Tangará da Serra.
Foram distribuídas 22 mil doses nos 47 postos de saúde de Rondonópolis. Com cerca de 50 mil pessoas inseridas dentro dos chamados grupos de risco, a população prioritária terá que esperar pela próxima remessa de doses a ser enviada pelo Ministério da Saúde na próxima semana.
Em Tangará da Serra, a campanha foi antecipada por iniciativa do município, e até neste sábado as duas mil doses da vacina já haviam se esgotado. Ainda faltam 19 mil pessoas dentro do grupo de risco a serem imunizados.
Em Cuiabá não houve casos de esgotamento das doses. De acordo com os critérios da campanha nacional, devem procurar os postos de saúde pessoas que se encaixem nos chamados grupos de risco, como crianças menores de cinco anos, gestantes, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades. As vacinas também serão aplicadas em profissionais da saúde, presos e profissionais do sistema prisional.
A Secretaria estadual de Saúde (SES) informou que a população pode continuar procurando os postos de saúde porque haverá doses para vacinação até o dia 20 de maio, dia em que termina a campanha nacional de imunização. Ao todo, a campanha será desenvolvida em 815 salas de vacinação em todo o estado.