Foto: Andréa Lobo
Dando continuidade a operação de varredura na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, nesta terça-feira (21), agentes penitenciários apreenderam doze quilos de droga localizados no raio 4. Além disso, junto aos 180 detentos, que ficam no local, também foram encontrados 24 aparelhos celulares, chips de operadoras de telefonia móvel e diversas armas artesanais.
A ação na penitenciária deu sequencia a uma operação iniciada no sábado (19), nestes dias, agentes penitenciários encontraram ainda, um túnel já com a escavação de oito metros de profundidade, grades cerradas e aparelhos celulares.
De acordo com o diretor da PCE, Roberval Barros, a suspeita é de que as drogas e celulares entraram na unidade penal durante visita do último domingo. “Como no domingo foi dia de visita, acreditamos que o material tenha entrado nesse dia”, disse.
Os detentos que estavam com as drogas e os objetos ainda não foram identificados. “Já abrimos procedimento administrativo e estamos trabalhando para investigar quem são os detentos que receberam esses materiais e quem são as visitantes que estão levando”, explicou o diretor.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista, “a forma como os invólucros com a droga foram encontrados embalados em preservativos masculinos, demostram o modo como essas mulheres agem para transportá-las nos dias de visitas, ou seja, introduzidas no corpo”.
Trabalhou nessa operação cerca de 40 agentes penitenciários, além do cachorro farejador Thor. Estão presos no raio 4 aproximadamente 180 detentos.
Túnel de oito metros é encontrado na Penitenciária Central do Estado
Veja imagens do que foi encontrado na PCE:
Fotos: Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT