Cidades

Doria adotará estatísticas do governo sobre mortes no trânsito

A gestão João Doria vai passar a adotar na capital as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito realizadas pelo projeto Infosiga SP, do governo de São Paulo, segundo o secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda. Os números serão a referência para os trabalhos de segurança no trânsito em substituição aos apurados atualmente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O Infosiga SP mapeia desde o ano passado os acidentes nos 645 municípios paulistas e traz dados sobre o perfil do acidente, da vítima e a localização geográfica de onde o fato ocorreu. Ainda não há data para a unificação dos dados.

O entendimento da Prefeitura é que o Infosiga já realiza um trabalho amplo de contabilizar as ocorrências. A apuração é feita com base em diferentes fontes, mas principalmente por meio dos boletins de ocorrência feitos pela Polícia Civil.

Já os dados coletados pela CET nas ruas são classificados pela Prefeitura como “operacionais”, o que significa que depois é feita uma revisão a partir de diferentes fontes para saber o que aconteceu com as vítimas, trabalho também já feito pelo Infosiga.
Diferença

A contabilização dos acidentes e mortes tem provocado controvérsias nos últimos anos. O Infosiga SP, por exemplo, contou 127 mortos a mais na capital paulista em 2015 do que a que a Prefeitura de São Paulo na gestão Fernando Haddad (PT). Segundo o Infosiga, foram 1.119 mortes na capital, contra 992 contadas pela Prefeitura.

Neste ano, as atenções para as estatísticas de acidentes e mortes serão redobradas em razão da decisão do prefeito João Doria de aumentar os limites de velocidade nas marginais para 90 km/h, 70 km/h e 60 km/h nas pistas expressa, central e local, respectivamente. A medida, uma promessa de campanha de Doria, divide opiniões na capital.

Programa
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que realiza o Infosiga, tem como objetivo reduzir pela metade as mortes nos acidentes de trânsito no estado de São Paulo até 2020. O programa nasceu inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária, período de 2011 a 2020 estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção para a questão da violência no trânsito.

O Infosiga é um trabalho conjunto de nove secretarias e conta com o patrocínio de nove empresas, entre elas a gigante do setor de cervejas Ambev.

Segundo a gestão João Doria, a Prefeitura poderá disponibilizar pessoal para apoiar os trabalhos de contagem caso o Infosiga considere necessário.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.