A Polícia Federal fechou nesta sexta (16), um garimpo clandestino na cidade de Chapada do Guimaraes (65 km de Cuiabá-MT). O garimpo, localizado no Distrito de Agua Fria, em Chapada, estava operando há cerca de dois meses.
No local os Policiais encontraram duas retroescavadeiras, uma camionete, além de quatro máquinas utilizadas na extração de cascalho e processamento de diamante e também ferramentas e outros petrechos próprios de garimpo.
No momento da batida policial estavam no garimpo sete trabalhadores braçais e uma cozinheira, todos recrutados em outros estados da federação, além de toda uma estrutura de alojamento e imóvel de apoio.
A PF localizou ainda, no local, três pessoas, o proprietário da área, o gerente do garimpo, além do homem apontado como o dono do garimpo e principal responsável pela exploração.
Ao serem abordados, os responsáveis pelo garimpo apresentaram documentação emitida pelos órgãos públicos que autorizava apenas a realização de pesquisa mineral na área, ou seja, não permitia a pratica de lavra no local.
Os trabalhadores e o proprietário da área foram entrevistados no local e liberados. Já o gerente e o dono do garimpo foram conduzidos à PF em Cuiabá para prestarem esclarecimentos.
O dono do garimpo foi preso e os maquinários e veículos utilizados no garimpo foram apreendidos. A PF estima que o dano ambiental gire em torno de um milhão de reais.
Imagens: