O proprietário de uma casa de carnes, suspeito de liderar um grupo criminoso envolvido em abigeato — furto de animais como gado e cavalos — foi preso preventivamente pela Polícia Civil na tarde de terça-feira (16), em Várzea Grande. A prisão é resultado de investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf-VG), que apuram a atuação de uma organização criminosa voltada ao roubo e comércio ilegal de animais na zona rural do município.
Segundo a Polícia Civil, o investigado é apontado como mandante de diversos furtos de gado e responde a três inquéritos policiais instaurados na Derf-VG, com aproximadamente cinco vítimas. As investigações indicam que a carne dos animais subtraídos era comercializada no açougue de propriedade do suspeito, causando prejuízos significativos a produtores rurais da região.
De acordo com os levantamentos policiais, o esquema criminoso envolvia uma estratégia para despistar as vítimas. Inicialmente, o suspeito visitava as propriedades rurais, observava o gado e chegava a comprar um animal, ganhando a confiança dos proprietários. Em seguida, acionava comparsas, que retornavam aos locais para furtar, abater e realizar a desossa dos animais.
Após o crime, a carne era transportada e vendida no estabelecimento comercial do investigado. Em alguns casos, conforme apurado, o próprio empresário participava diretamente das ações criminosas, ajudando a conduzir o gado furtado para fora das propriedades. Diante das provas reunidas, o delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida representou pela prisão preventiva do suspeito, medida que foi deferida pela Justiça.
Durante o andamento das investigações, o suspeito fechou a casa de carnes e fugiu, mudando-se para o bairro Costa Verde, em Várzea Grande, onde acabou localizado e preso. Ele foi encaminhado à Derf-VG e permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos no esquema criminoso.


