O Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, localizado em Várzea Grande, registrou duas mortes de detentos em menos de uma semana, suscitando preocupações sobre as condições de saúde e segurança na unidade. Ataídes Alves de Jesus, de 69 anos, é a segunda vítima fatal desta sequência alarmante, tendo falecido no início da tarde de quarta-feira (21), após apresentar mal-estar súbito.
Relatos indicam que Ataídes, que fazia uso regular de medicamentos, começou a passar mal no começo da tarde e foi imediatamente atendido pelos servidores do sistema penitenciário.
Apesar da rápida resposta e dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou ao local para prestar socorro, o detento não resistiu e teve sua morte confirmada ainda na penitenciária.
Este triste evento ocorre apenas um dia após a morte de Willys Marcelo da Silva, outro detento de 60 anos, que também utilizava medicamentos e foi encontrado desacordado por policiais penais. Assim como no caso de Ataídes, não foram observados sinais de violência no corpo de Willys.