Dois prédios do bairro de East Village em Nova York desabaram parcialmente nesta quinta-feira (26) e outros dois edificios vizinhos foram atingidos após uma explosão que provocou um grande incêndio no edifício. Equipes de emergência estão trabalhando no local. O porta-voz dos bombeiros disse que a causa pode estar relacionada a vazamento de gás, mas isso ainda não está confirmado. Ele também disse que não ficou imediatamente claro se o prédio estava ocupado na hora do incêndio. Segundo os bombeiros, ao menos 19 pessoas ficaram feridas.
Segundo o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, os prédios envolvidos no incêndio eram os de número 119, 121, 123 e 125 da Second Avenue, na parte Sul da ilha de Manhattan. A explosão aconteceu no 121, fez que desabasse parcialmente, como o 123. A explosão ocorreu por volta das 15h locais.
O porta-voz dos bombeiros, Francis X. Gribbon, disse em entrevista coletiva que "aparentemente parece ter sido provocado por gás, mas ainda não está confirmado". De acordo com Gribbon, o "impacto inicial pode ter sido causado pelo conserto em algum encanamento dentro do prédio".
Na parte térrea do edifício 121 funciona um restaurante. O interior do edifício desabou. A fachada do prédio permanece ainda em pé. Os jatos d'água lançados pelos bombeiros derrubaram parte da fachada do prédio.
Quatro pessoas foram levadas para o hospital com ferimentos graves, disse o porta-voz dos bombeiros. Outras estão sendo avaliadas. Imagens de TV mostraram algumas pessoas sendo carregadas pelas equipes de resgate. Mais de 100 bombeiros foram acionados para o local.
Uma vizinha que mora na mesma avenida disse à rede NBC que estava em casa quando ouviu uma alta explosão que "balançou tudo".
"Ouvimos um som grande, em seguida, três ou quatro pessoas caíram na rua ", disse Shameem Noor, caixa de um restaurante que fica a um quarteirão de distância.
"As pessoas estavam correndo e gritando", disse. "Há um grande incêndio no telhado e fumaça preta."