Dois juízes de Mato Grosso, Mirko Vicenzo Giannotte, de Sinop, e Francisco Gaíva, de Primavera do Leste (500 km e 244 km de Cuiabá/MT respectivamente) foram selecionados entre 15 magistrados de todo o País para fazer um treinamento na Special Weapons And Tactics (Swat), em Orlando, na Flórida (EUA). O treinamento ocorrerá no mês de setembro e terá duração de duas semanas.
A seleção dos currículos dos juízes inscritos para o treinamento na Swat, polícia dos Estados Unidos altamente especializada e preparada para atuar em operações especiais e de grande risco, foi feita pela Escola Nacional da Magistratura e pelo Governo Americano por meio da Academia de Polícia dos EUA.
Todos receberão fardamento especial para o treinamento, que inclui investigação, posicionamentos, direção defensiva, atirar com todo tipo de armamento, inclusive com metralhadora .50.
Ainda receberão instruções de defesa pessoal e táticas, por exemplo, de como algemar uma pessoa em situação de perigo a partir de técnicas de artes marciais praticadas no mundo todo, como Jiu-Jitsu, Taekwodo e Krav Maga.