O site intitulado "Parceiros da família Genoino" foi criado na noite da última quinta-feira (9). As doações feitas no domingo ainda não foram computadas. O doador pode contribuir com qualquer valor e, após o depósito, o doador deverá enviar à família de Genoino um e-mail com nome completo, RG, CPF e cópia (scaneado, fotografado ou arquivo) do comprovante de depósito.
O petista tem até o dia 20 de janeiro para pagar o valor. Se descumprir o prazo, o débito será inscrito no cadastro da Dívida Ativa da União, de acordo com a decisão da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, e a União passa a cobrar a dívida judicialmente.
Em mensagem publicada no site, a família de Genoino diz que o petista "não tem patrimônio para arcar com tal despesa". Além disso, a família reforça que ele foi "condenado sem provas por um tribunal que se dobrou a um linchamento midiático" e que "está sendo alvo agora de uma perseguição rancorosa e odiosa".
Na sexta-feira (10), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, conclamou a militância do partido a contribuir com doações para ajudar Genoino. Em nota divulgada ontem no site oficial do PT, Falcão disse que a sentença dada ao ex-presidente da sigla é "indevida e desproporcional", mas precisa ser cumprida.
Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha, além de multa de R$ 667,5 mil.
Folha de S. Paulo