Mix diário

Djokovic supera desgaste físico, elimina espanhol e vai às quartas do Masters de Xangai

Novak Djokovic continua se superando no Masters 1000 de Xangai. Um dia após dizer que é “brutal” jogar com 80% de umidade na quente competição chinesa sob sol escaldante, o sérvio atuou na jornada noturna, superando o desgaste físico, as dores musculares – precisou de atendimento médico – e o espanhol Jaume Munar por 6/3, 5/7 e 6/2 após 2h41 para se garantir nas quartas de final.

A todo tempo usando toalhas para secar o suor – trocou diversas camisas ao longo da partida -, o sérvio começou o jogo em alta intensidade e rapidamente abriu vantagem, fechando a primeira parcial em 6 a 3.

Depois de ganhar bem o set inicial, Djokovic acusou o desgaste físico por causa do forte calor e deixou o ritmo cair. Mesmo cansado, salvou um break point com 4 a 3 contra. Ofegante, mas lutando muito, o experiente sérvio se manteve no set graças às boas trocas de pontos, evitando tanta correria.

Mas, a prova que o braço estava mais pesado veio em dois smashs no décimo game. Parou na rede em um e evitou força em outro. Seu técnico a todo tempo o orientava para acalmá-lo diante do aumento das dificuldades. Para ‘desestabilizar’ o oponente, até parou um ponto para secar a quadra.

O físico virou vilão. A cada erro, se amparava agachado, segurando nas pernas. Se jogou ao chão, exausto, ao mandar para fora e perder o serviço e o segundo set, por 7 a 5. O médico teve de retirá-lo da quadra após a correria no ponto e até sua pressão foi medida antes da largada na parcial decisiva.

Acostumado a grandes e longas batalhas, o sérvio precisava se superar diante de um oponente mais inteiro. E largou quebrando após ter o primeiro game praticamente perdido. Munar errou um smash fácil para fechar, com Djokovic já entregue.

O erro do espanhol custou caro. Se poupando e já evitando caminhar até as toalhas para se enxugar – os jovens auxiliares de quadra a levavam até ele -, o cansado Djokovic cresceu na partida, acelerando as jogadas, e logo alcançou a segunda quebra, com 5 a 2. Vibrou erguendo o braço e puxando o ar – pouco antes, foi ao chão mais uma vez no jogo. Fechou por 6 a 2 demonstrando enorme superação. Comemorou batendo no coração, sinalizando todo seu esforço em mais uma longa batalha em Xangai.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve