Internacional

Divulgadas imagens de crianças que podem ser irmãos de menina encontrada com ciganos na Grécia

 
Os filhos de Sasha e Atanas possuem características físicas semelhantes às de Maria. As crianças são branquinhas e algumas têm olhos claros. A família tem entre sete e dez filhos, segundo o site búlgaro BGNES, e cinco deles são albinos.
 
O tabloide britânico Daily Mail teve acesso ao registro de nascimento da filha do casal búlgaro. A menina nasceu no dia 31 de janeiro de 2009, em um hospital da cidade de Lamia. É a mesma data de nascimento alegada pelo casal cigano. Segundo a publicação, a região onde era conhecida pelo tráfico de crianças no passado.
 
De acordo com o site búlgaro BGNES, um dos filhos do casal disse que a mãe, aos prantos, chegou a reconhecer o rostinho de Maria na televisão. Um dos supostos irmãos de Maria, Jesus, contou que a família estava na Grécia quando Sasha deu à luz e não tinha dinheiro para voltar para casa. Por isso, eles teriam vendido a menina.
 
A família vive na miséria, em uma casa de um quarto, apenas. De acordo com o site, Sasha teria admitido que deixou a filha na Grécia, mas também disse que não tem certeza de que Maria é mesmo tal criança:
 
– Nós demos a criança porque não tínhamos dinheiro. Nós não tínhamos dinheiro. Eles não tinham nada para comer – disse a mãe, do lado de fora da delegacia, se referindo aos outros filhos.
 
Sasha e Atanas e casaram em 1996 e tiveram dois filhos antes de, supostamente, terem Maria. A polícia suspeita que os ciganos que afirmavam ser os pais do "anjo loiro", como ficou conhecida a menina, a compraram do casal búlgaro pelo equivalente a R$ 3.025.
 
Entenda o caso
Maria foi encontrada pela polícia em uma comunidade de cigana em Farsala, na Grécia, durante uma batida em busca de drogas. Uma promotora que acompanhava a operação estranhou as características físicas da menina: loirinha, de olhos azuis.
 
 
Um teste de DNA comprovou que a garotinha, de 4 anos, não é filha de Christos Salis, de 39 anos, e Eleftheria Dimopoulou, de 40, que afirmavam ser pais da menina. Os dois estão presos, sob a acusação de sequestro.
 
No fim de semana passado, moradores da comunidade cigana onde Maria foi encontrada disseram que um casal da Bulgária havia feito um acordo com Christos e Eleftheria para que tomassem conta dela.
 
– Havia um casal da Bulgária que trabalhava pela Grécia em empregos temporários. Eles ficavam aqui às vezes – contou Babis Dimitriou, presidente da associação da comunidade cigana, na região de Farsala. – Em determinado momento, eles deixaram a menina aqui, para ser criada pela família no vilarejo.
 
G1 Mundo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que