Cidades

Dívidas recuam quase 5% em Mato Grosso no mês de outubro

Dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram queda em relação ao número de dívidas contraídas pelos mato-grossenses. Na comparação anual entre os meses de outubro (2018 ante 2019), o volume de débitos recuou 4,87%. O percentual superou as médias apuradas em nível regional (Centro?Oeste ?2,60%) e nacional (?2,34%), onde as quedas foram menos acentuadas no período.

Na passagem de setembro para outubro, o número de dívidas cresceu 0,64%. Na região Centro?Oeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 3,92%.

O setor com participação mais expressiva sobre o número de dívidas, em outubro no Estado, foi o de bancos, com 33,77% do total de dívidas.

Segundo a pesquisa, em outubro de 2019, cada consumidor inadimplente, em Mato Grosso tinha em média 1,915 dívida em atraso. O número ficou acima da média da região Centro?Oeste (1,890 dívida por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,847 dívida para cada pessoa inadimplente).

Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, os números tendem a melhorar no decorrer das próximas semanas, principalmente com ações do governo federal, como liberação do FGTS, pagamento do 13º salário por parte das empresas e principalmente, através de ações das empresas oferecendo oportunidades para os consumidores inadimplentes limparem seu nome, como a campanha "Feirão Nacional SPC", que teve inicio nesta semana em todo o Brasil. "Essa é uma iniciativa do SPC Brasil, a qual, nós de Cuiabá, estamos aderindo e oferecendo também aqui na Capital a oportunidade dos consumidores que têm dívidas de iniciar o próximo ano com o nome limpo. Com isso, nossa expectativa aqui no Estado é de diminuir ainda mais o número de dívidas e também o número de devedores", afirmou ele.

O número de inadimplentes no Estado, cresceu 2,11% em outubro de 2019, em relação a outubro de 2018. O dado ficou abaixo da média da região Centro?Oeste (2,49%), mas acima da média nacional (1,58%). Na passagem de setembro para outubro, o número de devedores no Estado cresceu 0,30%. Na região Centro?Oeste, na mesma base de comparação, a variação foi de 3,66%.

Os dados levantados revelam que na abertura por faixa etária do devedor, a participação mais expressiva em outubro foi os da faixa de 30 a 39 anos (26,85%).

RENEGOCIAR – A campanha "Feirão On-line de Renegociação de Dívidas" já está funcionando. Consumidores de 11 capitais e mais quatro cidades poderão obter descontos de até 90% nas dívidas em atraso. Cuiabá foi uma das cidades que aderiram à ação nacional que será orientada pela Câmara de Dirigentes Lojistas local.

Empresas como bancos, consórcios, operadoras de telefonia, construtoras, supermercados, comércio e do ramo de serviços, que oferecerão condições especiais para quem estiver interessado em regularizar as pendências. As facilidades contemplam desde um desconto no valor da dívida, que em alguns casos podem chegar a 90%, até a possibilidade de um parcelamento maior ou um novo prazo para quitar a dívida.

Os consumidores interessados podem verificar no site do feirão do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/feirao) se as empresas em que estão devendo aderiram ao programa.

"Durante todo o Feirão a CDL Cuiabá estará com o seu balcão de atendimento disponível para esclarecimento de dúvidas e orientações", explicou o superintendente da entidade, Fábio Granja.

Granja disse ainda que empresas de alguns setores como água e luz estarão fazendo o atendimento presencial. "Os consumidores também terão a opção de ir até a empresa para renegociar sua dívida. É importante frisar que não são todas que estarão fazendo esse atendimento presencial, portanto, é preciso checar antes de se deslocar", orientou ele.

O feirão on-line de negociação de dívidas do SPC Brasil segue até o dia 15 de dezembro e para participar, o consumidor deverá fazer um cadastro no site www.spcbrasil.org.br/feirao. Após receber a confirmação de autenticidade, o consumidor tem a opção de consultar o seu CPF, gratuitamente, para verificar se há pendências e se elas estão disponíveis para renegociação dentro do próprio site. Também é possível acompanhar o andamento de sua negociação de forma on-line, realizar o download do boleto com as novas condições ofertadas pelo credor.

"Essa é com certeza uma grande oportunidade que o consumidor inadimplente não pode perder, pois é uma campanha que oferta condições especiais para quitação das, possibilitando à reabilitação das compras a prazo por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e demais bureaus de crédito", declarou Granja acrescentando ainda que "o objetivo principal do Feirão é a recuperação do capital (total ou parcialmente) por parte do empresário, além disso, oferecer uma oportunidade para que o consumidor volte a ter crédito para voltar à consumir dentro do varejo estadual”.

Redação

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