Foto: Tchélo Figueiredo/Secom
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), inaugurou no Distrito de Nossa Senhora da Guia, (distante 25 km da Capital), o sistema de abastecimento de água local, o primeir com água fluoretada do município.
Trata-se de um investimento de mais de R$ 2.299,170, 11,00, (dois milhões duzentos e noventa e nove mil cento e setenta reais e 11 centavos), onde o serviço de melhoria no sistema de Capitação, Tratamento e Distribuição de Água vai beneficiar os mais de cinco mil moradores do centenário Distrito cuiabano.
Segundo o prefeito, esse é um sistema moderno e de qualidade como manda a lei, além de ser o primeiro de sua gestão, que coloca a disposição da população água com flúor, visando melhorar a saúde bucal do cuiabano. Na Capital, outras duas estações de tratamento, também terão em breve o mesmo sistema.
“Água é vida e é saúde. É isso que levaremos para a população ao longo de nossos quatro anos de mandato”, frisou o prefeito anunciando ainda que os moradores do Distrito, agora terão abastecimento 24 horas sem manobra de equipamentos.
O subprefeito, Rubens Dias observou que antes só haviam 680 cadastrados e além da irregularidade, os moradores tinham que esperar até 29 manobras para a água chegar até suas casas.
Com a ETA, o número de cadastros de consumidores de água saltou para 1430 inscritos, o que demandou maiores investimentos, como a construção de um reservatório de mais de 300 mil litros de água.
Os serviços de decantação e clorificação e tratamento da água foram expandidos com a checada da fluoretação, segundo Rubens Dias, e haverá ainda, a expansão no serviço de rede para mais 13 km.
Além do recadastramento dos consumidores e distribuição de caixas de água a pessoas hipossuficiente (pessoas que não têm condições de puxar rede de distribuição de água até a sua residência) pontuou o subprefeito ressaltando que esse momento é histórico para a população, já que por anos se aguardava essa obra.
Ele ainda lembrou que antes a população tomava água não muito confiante, por causa da situação e qualidade da estação de tratamento. “Agora temos a certeza que estamos tendo mais saúde e qualidade na água ofertada”, disse o administrador.
Já para dona Francisca Pinto da Silva, que mora desde 1981 no Distrito, a chegada da ETA é uma benção muito sonhada. Ela lembra que buscava água no rio para lavar roupas, beber, e cozinhar. Nunca desistiu de um dia ver a ETA melhorada e levando água de qualidade. “Ele está honrando o voto que recebeu aqui de nós. Acreditamos nele que fará muito mais por nós da comunidade”, finalizou a moradora.
Com Assessoria



