Representantes da Associação procuraram a assistência da Defensoria Pública em outubro de 2011. À época, a Defensoria ingressou com ação de reintegração de posse.
Recentemente, Horita foi pessoalmente ao local e, após intermediar a interlocução entre os representantes das 30 famílias e a parte demandada, com a presença de empresa de topografia no local, foi se fixando novos marcos de acordo com o pactuado entre as partes.
Em seguida, uma reunião entre os interessados ocorreu na sede da Defensoria Pública culminou em um acordo, estabelecendo, dentre outros pontos, a doação para concessionária de água local uma área de 443,38m2, onde há um poço artesiano com alta capacidade de fornecimento.
Horita ressaltou a importância da Defensoria Pública na solução dos conflitos. "Foi uma atuação muito gratificante poder ajudar várias famílias, poder colaborar para colocar fim à tensão instaurada no local e evitar que a situação ganhasse contornos piores. Outro ponto que merece destaque é que toda a população de Lucas do Rio Verde poderá ser beneficiada pela atuação da Defensoria Pública, observando ainda a grande importância do Defensor Público sair do seu gabinete e sentir os dramas e as angustias das pessoas de perto”.
Assessoria