A disputa pelo título de carro mais vendido do Brasil esquentou e será definida no fim do mês. Isso porque o Polo voltou a diminuir a diferença, pelo segundo mês consecutivo, para a Strada. O Volkswagen somou 14.711 emplacamentos e, assim, a Fiat foi a segunda do ranking, com 12.361 unidades. Porém, de janeiro a novembro a picape totaliza 128.450 vendas e o hatch, 126.709.
Assim, a diferença passou a ser de apenas 1.741 unidades. No acumulado de janeiro a outubro, a vantagem da Fiat era de 4.092 unidades. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos do Brasil.
DEFINIDOS
Seja como for, o Polo já garantiu o posto de hatch mais vendido do País em 2024. Afinal, o vice-líder Chevrolet Onix teve “apenas” 87.774 vendas no mesmo período. Portanto, não pode alcançar o rival.
A ampla vantagem da Strada em relação à Saveiro dá ao modelo da Fiat o título de picape compacta mais vendida. No acumulado dos 11 meses do ano, a VW tem 50.732 vendas.
Entre os SUVs compactos, o páreo também já está definido – a favor de outro VW. Com 74.004 emplacamentos de janeiro a novembro, o T-Cross não pode ser suplantado pelo Hyundai Creta, com 62.779 vendas no mesmo intervalo.
Os dois acabam de ser renovados. Porém, enquanto o T-Cross recebeu leve atualização no visual e equipamentos, o Creta traz quase tudo novo, inclusive o trem de força.
No caso dos sedãs compactos há outra barbada. O Onix Plus tem 54.424 emplacamentos até novembro e já ostenta o título de líder do setor em 2024. O segundo é o Fiat Cronos, com 39.266 vendas.
Dos sedãs médios, é impossível o Nissan Sentra, com 5.362 vendas, superar o Corolla. Em 2024 até agora, a Toyota emplacou 34.113 unidades do carro.
PICAPES
No segmento de picapes médias, mais uma vez o posto mais alto do pódio será da Hilux. Com 45.449 vendas, a Toyota está quase 17.200 unidades à frente da Ranger, que está em segundo no ranking.
Porém, após a vinda da quinta geração da Ford, em meados de 2023, seu avanço de vendas é notável. Tanto que há cerca de um mês a marca informou que vai ampliar a produção na fábrica de Pacheco, na Argentina, em cerca de 15%. Com isso, passará a fazer 70 mil unidades por ano a partir de 2025.
Vale lembrar que o segmento tem recebido novidades sobretudo de marcas chinesas. A BYD começou a vender a Shark em outubro. Dois meses antes, a JAC deu início à pré-venda Hunter no País (leia avaliação na página D1).
Porém, diferentemente das veteranas, que têm motores a diesel, as novatas são a gasolina – a BYD é híbrida. Assim, ao menos por ora, suas vendas devem ser limitadas. Afinal, tradicionalmente os consumidores de picapes médias no Brasil têm perfil conservador.
Das intermediárias (maiores que as compactas e menores que as médias), o domínio é da Toro. Com 49.348 vendas no acumulado de 2024, a Fiat não pode ser alcançada pela Montana. No mesmo período, a picape da Chevrolet soma 25.174 emplacamentos.
Veja rankings de vendas de novembro e do acumulado do ano
Os 10 mais vendidos
NOVEMBRO
1º VOLKSWAGEN POLO 14.711
2º FIAT STRADA 12.361
3º FIAT ARGO 10.298
4º CHEVROLET ONIX 10.253
5º VOLKSWAGEN T-CROSS 9.468
6º RENAULT KWID 6.812
7º HYUNDAI HB20S 6.652
8º CHEVROLET TRACKER 6.311
9º HYUNDAI CRETA 6.082
10º VOLKSWAGEN SAVEIRO 6.076
ACUMULADO DE 2024
1º FIAT STRADA 128.450
2º VOLKSWAGEN POLO 126.709
3º CHEVROLET ONIX 87.774
4º HYUNDAI HB20 87.138
5º FIAT ARGO 84.082
6º VOLKSWAGEN T-CROSS 74.004
7º HYUNDAI CRETA 62.779
8º FIAT MOBI 61.832
9º CHEVROLET TRACKER 61.001
10º NISSAN KICKS 56.060
FONTE: FENABRAVE